PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

procurará

axípeto | adj.

Que procura o centro....


barroneira | adj. f.

Diz-se da porca que procura o porco....


comparado | adj.

Confrontado; parecido; semelhante....


lampeiro | adj.

Que nasce ou surge antes do tempo....


Relativo à pedagogia (ex.: método pedagógico)....


Relativo ou pertencente a procurador ou a procuração....


quisto | adj.

Aceite; estimado; amado; querido....


zetético | adj.

Relativo à zetética ou aos processos de investigação da razão e da natureza das coisas....


sarado | adj.

Que sarou; que se encontra de boa saúde ou restabelecido....


A fome tem obrigado muita gente ao atropelo do direito e da justiça, e a procurar acções censuráveis ou indignas ou que ofendem terceiros....


Frase com que na França, após a morte do rei, se proclamava o novo monarca «rei morto, rei posto»; usa-se, por extensão, para aludir à ingratidão dos homens, que, logo após a queda de um senhor, de um chefe, o esquecem e procuram outro....


grudento | adj.

Que gruda ou cola (ex.: as mãos estão grudentas)....



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber a pronúncia correta do plural de rolo (rolos).
A palavra rolos, plural de rolo, pronuncia-se com o o fechado, /ô/, na primeira sílaba, da mesma maneira que bolos, plural de bolo. Nestes casos não se verifica diferença vocálica entre o singular e o plural, ao contrário do que acontece em casos apresentados na resposta plural com alteração de timbre da vogal tónica.



Por que NATO e não OTAN?
Não há nenhum motivo linguístico para preferir a sigla NATO (nome oficial da organização e sigla de North Atlantic Treaty Organization) à sigla OTAN (de Organização do Tratado do Atlântico Norte). A designação OTAN não é geralmente utilizada nos meios de comunicação social, razão pela qual a forma NATO se deve ter tornado a mais vulgarizada. O facto de ser um acrónimo fácil de pronunciar também poderá ter ajudado a que NATO seja a forma mais divulgada.

Por essa mesma razão, o acrónimo ONU (Organização das Nações Unidas) foi preferido em relação ao acrónimo inglês UN (sigla oficial da organização United Nations), uma vez que esta sigla não permite a sua pronúncia como uma palavra de formação regular no português.


Ver todas