PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

pintassilgos

milheiró | n. m.

Variedade de uva preta....


Ave passeriforme (Spinus spinescens) da família dos fringilídeos....


Ave passeriforme (Spinus crassirostris) da família dos fringilídeos....


Ave passeriforme (Spinus olivaceus) da família dos fringilídeos....


Ave passeriforme (Spinus psaltria) da família dos fringilídeos....


Ave passeriforme (Spinus atratus) da família dos fringilídeos....


Ave passeriforme (Spinus thibetanus) da família dos fringilídeos....


Ave passeriforme conirrostra (Spinus spinus) da família dos fringilídeos, de plumagem amarela e preta....


Ave passeriforme (Carduelis carduelis) da família dos fringilídeos, cuja plumagem é mesclada de vermelho, amarelo, branco e preto....


pintassilgo | n. m.

Designação dada a várias espécies de aves passeriformes da família dos fringilídeos, do género Carduelis....




Dúvidas linguísticas



Meia voz ou meia-voz? Nas buscas que fiz encontrei meia voz usado comummente em Portugal e meia-voz usado no Brasil.
O registo lexicográfico não é unânime no registo de palavras hifenizadas (ex.: meia-voz) versus locuções (ex.: meia voz), como se poderá verificar pela consulta de algumas obras de referência para o português. Assim, podemos observar que é registada a locução a meia voz, por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo GONÇALVES (Coimbra: Coimbra Editora, 1966), no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa (Lisboa: Editorial Verbo, 2001), no Novo Dicionário Aurélio (Curitiba: Editora Positivo, 2004); esta é também a opção do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, na entrada voz. Por outro lado, a palavra hifenizada meia-voz surge registada no Dicionário Houaiss (Lisboa: Círculo de Leitores, 2002).

Esta falta de consenso nas obras lexicográficas é consequência da dificuldade de uso coerente do hífen em português (veja-se a este respeito a Base XV do Acordo Ortográfico de 1990 ou o texto vago e pouco esclarecedor da Base XXVIII do Acordo Ortográfico de 1945 para a ortografia portuguesa). Um claro exemplo da dificuldade de registo lexicográfico é o registo, pelo Grande Dicionário da Língua Portuguesa (Porto: Porto Editora, 2004), da locução a meia voz no artigo voz a par do registo da locução a meia-voz no artigo meia-voz.


Ver todas