PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

paralisia

-plegia | elem. de comp.

Exprime a noção de paralisia (ex.: hemiplegia)....


diplegia | n. f.

Paralisia bilateral....


monoplegia | n. f.

Paralisia de um só membro ou grupo muscular....


paresia | n. f.

Paralisia leve ou parcial, com perda de força muscular....


hemiparesia | n. f.

Paralisia ligeira ou parcial que atinge um lado do corpo....


monoparesia | n. f.

Paralisia leve que atinge um membro ou uma parte do corpo....


triplegia | n. f.

Paralisia de um dos lados do corpo acompanhada de paralisia de um membro do lado oposto do corpo....


anartria | n. f.

Impossibilidade de articular palavras, em razão da paralisia de certos músculos....


hidrofobia | n. f.

Doença infecciosa, transmissível pela mordedura de animais contagiados, provocada por um vírus que ataca o sistema nervoso dos mamíferos, caracterizada por estados de agitação que podem levar ao delírio furioso e à paralisia....


histeria | n. f.

Doença nervosa, geralmente com manifestação de sintomas como convulsões, contracturas ou paralisias, antigamente associada às mulheres....


exosqueleto | n. m.

Dispositivo robótico ou biónico exterior ao corpo, que permite aumentar a capacidade de carga, mobilidade ou autonomia humanas, nomeadamente a capacidade motora de pessoas com paralisias ou outras dificuldades motoras....


exoesqueleto | n. m.

Dispositivo robótico ou biónico exterior ao corpo, que permite aumentar a capacidade de carga, mobilidade ou autonomia humanas, nomeadamente a capacidade motora de pessoas com paralisias ou outras dificuldades motoras....



Dúvidas linguísticas



Não será a palavra revivalismo portuguesa? Porque não existe no dicionário? Será um estrangeirismo? Mas quantos não foram já "absorvidos" por tão correntes no português escrito e falado?
A palavra revivalismo, apesar de não se encontrar na nomenclatura do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, encontra-se registada noutros dicionários de língua portuguesa como, por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências de Lisboa/Verbo, Lisboa, 2001). Deriva da palavra inglesa revivalism e refere-se ao ressurgimento de ideias, modas ou tendências que fizeram parte do passado.



Qual o plural para a expressão alerta ou em alerta? As orações Eles permanecem alertas e Eles permanecem em alerta estão corretas?
Nenhuma das expressões referidas pode ser considerada incorrecta.

A palavra alerta pode ser usada como advérbio, como adjectivo, como substantivo ou como interjeição.

Como advérbio mantém-se sempre invariável (ex.: ela permanece alerta; eles permanecem alerta).

Como adjectivo é uniforme, flexiona em número e concorda com o nome que qualifica (ex.: as pessoas permanecem alertas; a presa alerta conseguiu escapar do leão).

Como interjeição, pode ser usada, de forma invariável, para avisar ou solicitar atenção ou cuidado (ex.: alerta, camaradas!).

A palavra alerta pode ainda ser usada como substantivo masculino, admitindo apenas flexão em número (ex.: o guarda deu o alerta quando um dos prisioneiros se pôs em fuga; não prestaram atenção aos alertas dados pelo guarda).

A locução adverbial em alerta está correcta (neste caso, alerta assume a classificação de substantivo) e também se mantém invariável em qualquer dos contextos usados (ex.: ele permanece em alerta; eles permanecem em alerta).


Ver todas