PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

marginaliza

racismo | n. m.

Atitude ou comportamento sistematicamente hostil, discriminatório ou opressivo em relação a uma pessoa ou a um grupo de pessoas com base na sua origem étnica ou racial, em particular quando pertencem a uma minoria ou a uma comunidade marginalizada....


marginalizado | adj. n. m.

Que ou quem foi excluído de algum grupo, da sociedade, etc.; que ou quem se marginalizou....


ostracizar | v. tr. e pron.

Submeter(-se) ao ostracismo, ao exílio....


anátema | n. m. | adj. 2 g. n. 2 g.

Que ou quem é marginalizado ou posto de parte....


marginalizar | v. tr.

Colocar à margem da sociedade ou de um grupo....


marginar | v. tr.

Seguir ou estar ao longo da margem de....



Dúvidas linguísticas



Qual a forma correta: "Ela é mais alta do que ele" ou "Ela é mais alta que ele"?
Ambas as frases estão correctas porque tanto a conjunção que quanto a locução conjuncional do que introduzem o segundo termo de uma comparação, conforme pode verificar clicando na hiperligação para o Dicionário Priberam.

Geralmente, do que pode ser substituído por que: este é ainda pior do que o outro = este é ainda pior que o outro, é preferível dizer a verdade do que contar uma mentira = é preferível dizer a verdade que contar uma mentira.

No entanto, quando o segundo termo da comparação inclui um verbo finito, como em o tecido era mais resistente do que parecia, a substituição da locução do que por que não é possível e gera agramaticalidade: *o tecido era mais resistente que parecia.




É incorreto pluralizar a palavra aleluia?
A palavra aleluia pode ser utilizada como substantivo feminino ou como interjeição. Como substantivo admite o plural aleluias (ex.: Ouviam-se as aleluias fora da igreja. A criança apanhou um molho de aleluias.), mas como interjeição é invariável em número (ex.: Já chegámos! Aleluia!).

Ver todas