PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

lapela

lapela | n. f.

Parte voltada para fora, nos quartos dianteiros e superiores de um casaco, jaquetão, fraque, etc....


smoking | n. m.

Fato preto, composto por um casaco com lapelas de seda e calças, que se usa em certas cerimónias....


rebuço | n. m.

Parte da capa para esconder o rosto....


crachá | n. m.

Pequeno cartão com dados pessoais, usado pelo seu portador para fins de identificação (ex.: o conferencista tinha o crachá na lapela)....


assertoar | v. tr.

Dispor de modo que uma lapela ou banda sobreponha a outra....


assertoado | adj.

Que tem bandas ou lapelas de sobrepor (ex.: casaco assertoado; sobretudo assertoado)....


blazer | n. m.

Casaco de tecido, num corte geralmente até às ancas, com gola, lapelas, botões e bolsos....


blêizer | n. m.

Casaco de tecido, num corte geralmente até às ancas, com gola, lapelas, botões e bolsos (ex.: blêizer desportivo; blêizer formal)....



Dúvidas linguísticas



Consultei o dicionário e a área de dúvidas, mas não encontrei a resposta ao que pretendo esclarecer. A minha questão é em relação à expressão tá-se ou tásse. Suponho que esta expressão venha do verbo estar, mas desconheço o tempo verbal ou regra utilizada para chegar à expressão final. Se a forma correcta for tásse, então porque é que se diz dá-se ou vá-se?
A expressão tá-se é actualmente muito usada em situações de registo oral bastante informal. Como tal, não surge registada nas obras de referência como dicionários ou gramáticas. No entanto, a forma correcta para reproduzir na escrita esta expressão deverá ser tá-se, pois trata-se da redução da expressão está-se, provavelmente também redução de está-se bem.



Tenho uma séria dúvida em relação à palavra logotipo. Gostaria de saber exactamente como se escreve, com acento ou sem acento: logotipo ou logótipo. No vosso dicionário aparece logótipo.
A forma esdrúxula ou proparoxítona (logótipo) é mais correcta, uma vez que o elemento de formação -tipo (do gr. týpos ‘marca, símbolo’) pressupõe a formação de palavras esdrúxulas e não graves (ex.: estereótipo, fotótipo). Apesar disso, a variante grave (logotipo) é bastante usual hoje em dia, pelo que já é registada em alguns dicionários de língua portuguesa actuais, sendo no entanto considerada menos correcta que a forma esdrúxula (logótipo).

Ver todas