PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

favelas

favela | n. f.

Conjunto de edifícios, maioritariamente para habitação, de construção precária e geralmente ilegal....


favelado | adj. n. m.

Que ou quem mora em favela....


fogueteiro | n. m. | adj. n. m.

Fabricante de foguetes e de outras peças vulgares de pirotecnia....


funk | adj. 2 g. 2 núm. n. m.

Estilo de música surgido nas favelas do estado brasileiro do Rio de Janeiro, com ritmo sincopado e acelerado e, por vezes, letras sexualmente explícitas ou vulgares....


morro | n. m.

Monte pouco elevado....


Árvore da família das fabáceas (Enterolobium ellipticum)....


favelizar | v. tr. e pron.

Dar ou adquirir aspecto associado às condições de vida de uma favela (ex.: o desemprego acabaria por favelizar grande parte da população; foi a cidade que mais se favelizou)....


desfavelar | v. tr. e pron. | v. tr.

Tirar ou sair da favela ou das condições associadas a uma favela....



Dúvidas linguísticas



Tenho sempre uma dúvida: utiliza-se crase antes de pronomes demonstrativos como esse, essa, esta, este?
A crase é a contracção de duas vogais iguais, sendo à (contracção da preposição a com o artigo definido a) a crase mais frequente. Para que se justifique esta crase é necessário que haja um contexto em que estejam presentes a preposição a e o artigo a (ex.: A [artigo] menina estava em casa; Entregou uma carta a [preposição] uma menina; Entregou uma carta à [preposição + artigo] menina). Ora, os pronomes demonstrativos não coocorrem com preposições (ex.: Esta menina estava em casa; *A [artigo] esta menina estava em casa; Entregou a carta a [preposição] esta menina; *Entregou a carta à [preposição + artigo] esta menina; o asterisco indica agramaticalidade), pelo que não poderá haver crase antes de artigos demonstrativos, mas apenas a ocorrência da preposição, quando o contexto o justifique.

Além do que foi dito acima, é de referir que pode haver crase com um artigo demonstrativo começado por a- (ex.: Não prestou atenção àquilo [preposição a + pronome demonstrativo aquilo]), mas trata-se da contracção da preposição a com a primeira vogal do pronome demonstrativo (ex.: àquele, àqueloutro, àquilo).




Diz-se parecido a ou parecido com? Por exemplo, parecido ao Pai ou parecido com o Pai? Ambas as formas estão correctas?
O adjectivo parecido pode ser regido, tal como o verbo parecer de que deriva, pelas preposições a e com. Assim, ambas as expressões que refere estão correctas, assim como correctas estão as frases parece-se ao pai e parece-se com o pai.

Ver todas