PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

encefálico

barreira | n. f.

Aquilo que restringe ou impede o acesso ou a circulação....


vertigo | n. m.

Doença grave dos cavalos que se manifesta pela desordem dos movimentos causada por uma congestão dos órgãos encefálicos, ou pela compressão desses mesmos órgãos por um tumor....


microcéfalo | adj. n. m. | adj.

Que ou aquele que tem a cabeça anormalmente pequena....


Relativo ao crânio e ao encéfalo (ex.: traumatismo cranioencefálico)....


Relativo ao crânio e ao encéfalo (ex.: traumatismo craniencefálico)....


tomografia | n. f.

Processo radiológico que permite obter uma imagem nítida de um só plano de corte de órgão, com apagamento dos outros planos....


miolo | n. m.

Parte interna do pão (ex.: deixou a côdea e comeu o miolo)....


talâmico | adj.

Relativo a tálamo, em especial ao tálamo encefálico (ex.: derrame talâmico; estimulo sensorial de origem talâmica)....



Dúvidas linguísticas



Sociodemográfico ou socio-demográfico?
O elemento de composição socio- não se separa com hífen das palavras às quais se apõe, excepto quando estas começam por h (ex.: socio-histórico) ou o, daí que a forma correcta seja sociodemográfico.



Gostaria que me esclarecessem acerca da leitura da palavra austero. Na 2ª sílaba dever-se-á ler como uma vogal aberta ou fechada? Ainda que a palavra em questão não contenha qualquer acento, qual a forma de leitura: áustero ou austéro?
O adjectivo austero é uma palavra grave, isto é, tem o acento de intensidade na penúltima sílaba (austero) e a pronúncia da vogal desta sílaba deverá ser e aberto (idêntico ao e da palavra ). Se esta palavra fosse esdrúxula, isto é, acentuada na antepenúltima sílaba, teria de apresentar acento gráfico (*áustero; o asterisco indica incorrecção ortográfica), como todas as palavras esdrúxulas do português (ex.: antídoto, cálice, cómico, técnico, telúrico).

Ver todas