PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

contaminante

misofobia | n. f.

Medo patológico da sujidade ou de contactos contaminantes....


presença | n. f.

Existência de uma coisa num lugar (ex.: a análise visa controlar a presença de contaminantes)....


Transformação de resíduos em material seco, inodoro e com baixa capacidade contaminante....


contaminante | adj. 2 g. | n. m.

Que contamina ou pode contaminar (ex.: substância contaminante)....


remediação | n. f.

Conjunto de técnicas para anular os efeitos nocivos de elementos tóxicos ou contaminantes no meio ambiente....


Utilização de plantas para anular os efeitos nocivos ou contaminantes de elementos tóxicos, no meio ambiente ou no ser humano....


misofóbico | adj. n. m. | adj.

Que ou quem sofre de medo patológico da sujidade ou de contactos contaminantes; que ou quem tem misofobia (ex.: personagem misofóbica; o estudo indica um aumento de misofóbicos)....


misófobo | adj. n. m.

Que ou aquele que tem medo patológico da sujidade ou de contactos contaminantes; que ou o que sofre de misofobia....


Que se acumula num organismo vivo ou que provoca bioacumulação (ex.: efeito bioacumulativo; substâncias contaminantes bioacumulativas)....



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se é correcto dizer a gente em vez de nós.
A expressão a gente é uma locução pronominal equivalente, do ponto de vista semântico, ao pronome pessoal nós. Não é uma expressão incorrecta, apenas corresponde a um registo de língua mais informal. Por outro lado, apesar de ser equivalente a nós quanto ao sentido, implica uma diferença gramatical, pois a locução a gente corresponde gramaticalmente ao pronome pessoal ela, logo à terceira pessoa do singular (ex.: a gente trabalha muito; a gente ficou convencida) e não à primeira pessoa do plural, como o pronome nós (ex.: nós trabalhamos muito; nós ficámos convencidos).

Esta equivalência semântica, mas não gramatical, em relação ao pronome nós origina frequentemente produções dos falantes em que há erro de concordância (ex.: *a gente trabalhamos muito; *a gente ficámos convencidos; o asterisco indica agramaticalidade) e são claramente incorrectas.

A par da locução a gente, existem outras, também pertencentes a um registo de língua informal, como a malta ou o pessoal, cuja utilização é análoga, apesar de terem menor curso.




Gostaria de saber se abasurdido ou abazurdido existem na língua portuguesa. Já as vi escritas e já as ouvi, mas em vários dicionários nada encontro. Verifico que estão sempre num contexto em que significam atónito, espantado, etc.
O adjectivo abasurdido não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, apesar de ter bastantes ocorrências em corpora e motores de pesquisa da Internet, com o significado de “espantado, surpreendido” (ex.: ela ficou abasurdida com a notícia; o comentário deixou-o abasurdido). É provável que a sua origem esteja no francês abasourdi, que significa “atordoado por um grande barulho” e “atordoado por algo surpreendente”. A grafia com s é preferencial, pelo facto de se manter fiel à grafia do étimo francês.

Ver todas