PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

biliões

bi | n. m. 2 núm.

Bilião....


bilionário | adj. n. m.

Que ou aquele que possui riqueza ou valores na ordem dos biliões....


multibilionário | adj. n. m.

Que ou aquele que é muito rico; que ou quem tem muitos biliões....


arquibilionário | adj. n. m.

Que ou aquele que é muito rico; que ou quem tem muitos biliões....


bilhão | n. m.

Um milhão de milhões (1012)....


bilião | n. m.

Um milhão de milhões (1012)....


quintilião | n. m.

Um milhão de quatriliões, ou seja, a unidade seguida de trinta zeros (1030)....


sextilião | n. m.

Um milhão de quintiliões (1036)....


trilião | n. m.

Um milhão de biliões (1018)....


quadrilião | n. m.

Um milhão de triliões, ou seja, a unidade seguida de 24 zeros (1024)....


quadrilhão | n. m.

Um milhão de triliões, ou seja, a unidade seguida de 24 zeros (1024)....


quatrilhão | n. m.

Um milhão de triliões, ou seja, a unidade seguida de 24 zeros (1024)....




Dúvidas linguísticas



Escreve-se interdisciplinaridade ou interdisciplinariedade? Também tenho dúvidas se devo escrever pré-estabelecidas ou preestabelecidas.
A forma correcta é interdisciplinaridade, como poderá confirmar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Esta palavra resulta da aposição do prefixo inter- ao substantivo disciplinaridade, que, por sua vez, deriva da junção do sufixo -idade ao adjectivo disciplinar. A terminação -iedade não é um sufixo produtivo em português, pelo que a forma *interdisciplinariedade não se considera bem formada; as palavras terminadas em -iedade resultam normalmente da aposição do sufixo -edade a um adjectivo com a terminação átona -io (ex.: arbitrário > arbitrariedade; solidário > solidariedade) ou derivam directamente do latim (ex.: propriedade < latim proprietatis; variedade < latim varietatis).

Os dicionários de língua portuguesa registam as formas preestabelecer e preestabelecido, sem hífen, pois na sua formação está presente o prefixo pre-, com o qual nunca se usa hífen para fazer a separação do elemento posterior (ex.: prealegar, predefinição, preexistente). Este prefixo está relacionado com o sufixo pré-, que, segundo o Acordo Ortográfico, na base XXIX, exige sempre a utilização do hífen por se tratar de um prefixo com acentuação gráfica (ex.: pré-escolar, pré-histórico, pré-molar).




Monitorar ou monitorizar?
Os verbos monitorar e monitorizar são formações correctas a partir do substantivo monitor, a que se junta o sufixo verbal -ar ou -izar, e têm o mesmo significado, pelo que são sinónimos. A opção por um ou por outro cabe ao utilizador; no entanto, os dicionários que seguem a norma europeia da língua portuguesa parecem preferir a forma monitorizar, pois é esta a única forma que aparece registada no Grande Dicionário Língua Portuguesa (Porto Editora, 2004) ou no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado (Âncora Editora, 2001) e a edição portuguesa do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Círculo de Leitores, 2002) remete monitorar para monitorizar. Os dicionários que seguem a norma brasileira da língua portuguesa remetem geralmente monitorizar para monitorar, como é o caso da edição brasileira do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Objetiva, 2001) ou do Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (Positivo, 2004).

Ver todas