PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

Verdete

ferrugem | n. f.

Óxido metálico (o do cobre toma o nome de verdete)....


zinabre | n. m.

Camada de cor esverdeada que se forma em superfícies de cobre ou de latão....


azebrar | v. tr., intr. e pron.

Cobrir ou cobrir-se de azebre ou verdete....


azevrar | v. tr. e pron.

Cobrir ou cobrir-se de azevre ou verdete....


azinhavrar | v. tr., intr. e pron.

Cobrir ou cobrir-se de azinhavre ou verdete....


verdete | n. m.

Acetato de cobre....


azebre | n. m.

Designação dada a várias plantas xerófilas do género Aloe, da família das liliáceas, de folhas carnosas e geralmente aculeadas, dispostas em roseta....


azinhavre | n. m.

Camada de cor esverdeada que se forma em superfícies de cobre ou de latão....


cardenilho | n. m.

Camada de cor esverdeada que se forma em superfícies de cobre ou de latão....


Ave passeriforme (Eumyias thalassinus) da família dos muscicapídeos....



Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre o uso do acento grave (chamamos de crase aqui no Brasil). Um amigo me disse que pode-se escrever à favor, alegando que é opcional o uso da crase em locuções adverbiais. Ele está correto?
A crase à é uma contracção da preposição a com o artigo definido feminino a. Para haver o uso desta crase, é necessário que haja um substantivo feminino a seguir que justifique o uso do artigo definido feminino (ex.: estava à frente = estava a[PREP]+a[ART] frente; foi à caça = foi a[PREP]+a[ART] caça). Não poderá usar a crase numa expressão como a favor, pois favor é um substantivo masculino e nunca poderia ser antecedido do artigo definido feminino a. Em alguns casos poderá haver uso de crase antes de substantivos masculinos, mas apenas em situações muito específicas, em que se pode subentender locuções como moda de ou maneira de (ex.: coelho à [maneira do] caçador).
Sobre este assunto, poderá também consultar outras respostas em regência verbal e nominal, graças a deus e crase em intervalo temporal.




Como deverá ser: vice-diretores ou vices-diretores?
Vice- é um elemento de formação que indica "que substitui" ou "que está abaixo" (ex.: vice-presidente, vice-campeão) e não admite flexão (ex.: vice-presidentes, vice-campeões). Este elemento, segundos os textos que regulam a ortografia (tanto no português europeu como no português do Brasil, e tanto antes como depois da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990), deverá sempre estar ligado por hífen à palavra seguinte. Por vezes, a palavra vice é usada como redução de palavras que contêm o elemento vice- (ex.: o director estava ausente e foi representado pelo vice[-director]), correspondendo nesse caso a um substantivo que admite flexão (ex.: o director estava ausente e foi representado por um dos vices).

Ver todas