PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

Corvino

corvino | adj.

Que tem uma cor negra muito brilhante (ex.: cabelos corvinos)....


corvino | adj. | n. m.

Relativo a Miranda do Corvo....


corvense | adj. 2 g. | n. 2 g.

Relativo à ilha do Corvo, nos Açores....


mirandense | adj. 2 g. | n. 2 g.

Relativo a Miranda do Corvo....


corvino | adj. n. m. | n. m.

Relativo à ilha do Corvo, nos Açores (ex.: território corvino)....


corvina | n. f.

Designação comum a vários peixes da família dos cienídeos....


calafate | n. m.

Operário que calafeta ou veda com estopa alcatroada as juntas de navios, aduelas, tampos de pipa, etc....


rabeta | n. f. | n. m. | adj. 2 g.

Pequena Ave passeriforme (Motacilla alba) da família dos motacilídeos, insectívora, de dorso cinzento, topo da cabeça e pescoço pretos, cara e ventre brancos, cauda comprida e baloiçante, com plumagem branca, preta e cinzenta....


corvineiro | n. m.

Mamífero cetáceo (Tursiops truncatus) da família dos delfinídeos, com corpo robusto cinzento e focinho pronunciado, de distribuição mundial, salvo em águas polares....


Ave passeriforme (Struthidea cinerea) da família dos corcoracídeos....


Ave passeriforme (Corcorax melanorhamphos) da família dos corcoracídeos....


Ave passeriforme (Gymnomyza aubryana) da família dos melifagídeos....


Ave passeriforme (Sporophila corvina) da família dos traupídeos....


Ave passeriforme (Aplonis corvina) da família dos esturnídeos, considerada extinta....




Dúvidas linguísticas



Vocês poderiam me ajudar, esclarecendo se a palavra protegê-la é com "g" ou "j" (protejê-la)?
Deverá escrever com "g", pois trata-se de uma forma do verbo proteger. Poderá esclarecer esta e outras dúvidas de ortografia no FLiP On-line (www.flip.pt/online).



Gostaria de saber a diferença de sentido das frases: São hipóteses que conduzem à investigação adiante. e São hipóteses que conduzem a investigação adiante.
Na primeira frase apresentada (São hipóteses que conduzem à investigação adiante) há utilização da crase da preposição a (que introduz o complemento indirecto locativo do verbo conduzir) com o artigo definido a, que caracteriza o substantivo investigação como realidade bem determinada. Esta frase pode ser parafraseável por ‘são hipóteses que levam à investigação a seguir explicitada e não a qualquer outra’.

A segunda frase (São hipóteses que conduzem a investigação adiante) apresenta uma ambiguidade estrutural. Se se considerar que há utilização apenas da preposição a (que introduz o complemento indirecto locativo do verbo conduzir) sem o artigo definido, a estrutura é muito semelhante à da primeira frase, sendo que a ausência do artigo definido indetermina o substantivo investigação. Esta interpretação pode ser parafraseável por ‘são hipóteses que levam a uma investigação entre outras possíveis’. Se, por outro lado, se considerar que há utilização apenas do artigo definido a, já não se tratará de um complemento indirecto locativo, mas de um complemento directo do verbo conduzir no sentido de ‘dirigir ou governar’. Esta interpretação pode ser parafraseável por ‘são hipóteses que dirigem a investigação para diante’.

As três estruturas acima explicitadas podem ser mais claramente distinguidas, pela mesma ordem, com frases em que os complementos do verbo conduzir correspondam a um masculino plural, para que não haja ambiguidade em nenhuma frase. Por exemplo, São guias que conduzem aos cumes da montanha pode ser exemplo de utilização da crase da preposição a com o artigo definido os. A frase São guias que conduzem a cumes da montanha pode ser exemplo da utilização apenas da preposição a sem artigo definido. Na frase São guias que conduzem os montanhistas há apenas a utilização do artigo definido os, pois esta acepção do verbo conduzir permite a utilização de um complemento directo, sem qualquer preposição.


Ver todas