Significado de proteger-no-la

    A forma proteger-no-lapode ser [infinitivo de protegerproteger], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de protegerproteger], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de protegerproteger], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de protegerproteger] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de protegerproteger].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    protegerproteger
    |ê| |ê|
    ( pro·te·ger

    pro·te·ger

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e pronominal

    1. Preservar ou preservar-se de mal, de perigo ou de efeitos negativos. = DEFENDER, RESGUARDARDESPROTEGER

    verbo transitivo

    2. Tomar a defesa de. = APOIAR

    3. Dar tratamento especial a. = BENEFICIAR, FAVORECER, PATROCINAR

    etimologiaOrigem:latim protego, -ere, cobrir, abrigar, defender.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "proteger-no-la" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    coberto | adj.

    Tapado, resguardado....


    escorado | adj.

    Seguro ou sustido por escoras....


    favorecido | adj.

    Protegido; obsequiado; realçado....


    Relativo a protetor; que protege....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "proteger-no-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber a pronúncia correta da palavra bocaina (talvez seja de origem indígena/brasileira). Seria "bocáina" ou "bocâina"?


      Tenho uma dúvida em relação a divisão silábica: "os rr e ss não se separam, mas na translineação separam-se". Correcto? A minha filha ingressou na primária e é o que está a ser ensinada. Como sou estrangeiro, não consigo provar, mas faz-me comichão fazer uma distinção destas.