Significado de opávamos-no-la

    A forma opávamos-no-laé [primeira pessoa plural do pretérito imperfeito do indicativo de oparopar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    oparopar
    ( o·par

    o·par

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Inchar, intumescer.

    etimologiaOrigem:etimologia duvidosa.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    Que faz papos; que tem dobras ou pregas (ex.: pescoço empapuçado)....


    OPA | n. f.

    Acrónimo de Oferta Pública de Aquisição (ex.: OPA amigável; OPA hostil)....


    upa | n. f. | interj.

    Salto que dá uma cavalgadura, arqueando o dorso....


    empapuçar | v. tr. | v. pron.

    Encher de pregas ou papos....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "opávamos-no-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      O que significa a expressão "álea econômica"?


      Sou formanda de um curso de qualificação profissional e no âmbito do mesmo tenho aulas de Português. Pelo menos duas vezes, fui confrontada com ensinamentos que não me parecem correctos.
      Primeira: a professora diz-nos que o advérbio de modo raramente é uma palavra esdrúxula. Recordo ainda a voz da minha professora da Escola Secundária, dizendo-nos que todos os advérbios de modo são palavras graves. Não importa de que adjectivo venham, ao transformarem-se em advérbios de modo a sílaba tónica passa a ser “men” (a penúltima) e, portanto, são palavras graves.
      Segunda: esta senhora pôs-nos hoje a completar frases com o presente do conjuntivo de alguns verbos. Uma das frases compreendia a primeira pessoa do plural do verbo conseguir que ela completou com "consígamos" (até o corrector ortográfico do computador discorda!). Esta eu já verifiquei no vosso site (perdoem-me os anglicismos) e efectivamente não vejo acento no i.