Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

janeiradas

janeiradasjaneiradas | n. f. pl.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ja·nei·ra·das ja·nei·ra·das


nome feminino plural

1. Cantigas de Ano Novo. = JANEIRAS

2. [Portugal: Alentejo]   [Portugal: Alentejo]  Digressões de feição religiosa, feitas por indivíduos que envergam opas pardas e cantam ao som de violas e pandeiros, angariando donativos para as almas.

pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

No dia 13/01/2016, o Rancho Folclórico de Santa Luzia de Airães , encantou os presente, com lindos cantares de janeiras, no centro cultural e recreativo em Senhora de Aparecida (Lousada), um evento organizado pela paroquia de Srª Aparecida. Faz-se noite. No meio da escuridão ouvem-se vozes em coro: “Esta casa é bem alta…

Em rancho-santa-luzia.blogs.sapo.pt

Não é a primeira vez, e para o ano haverá mais, se Deus quiser! O Fernando Pereira, que celebra o seu aniversário a 1 de Janeiro, data em que foi registado, mas tendo nascido no ultimo dia do ano, tem por hábito comemorar também esse dia com os amigos no Dia de Reis, reservando o espaço destinado ao espectáculo para a …

Em O Rouxinol de Pomares

Ora, a designação de janeiras ou janeiradas pela qual passaram a ficar conhecidas as reisadas apenas se deve ao facto das...

Em bloguedominho.blogs.sapo.pt

Ora, a designação de janeiras ou janeiradas pela qual passaram a ficar conhecidas as reisadas apenas se deve ao facto das...

Em bloguedominho.blogs.sapo.pt

Ora, a designação de janeiras ou janeiradas pela qual passaram a ficar conhecidas as reisadas apenas se deve ao facto das...

Em bloguedominho.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostava que me informassem, se possível, sobre como se aplica o artigo na palavra personagem. Diz-se o personagem ou a personagem?
A palavra personagem entrou no português vinda do francês, e, regra geral, as palavras que no francês terminam em -age e que são masculinas (ex.: bagage, barrage, camouflage, dérapage, etc.), em português terminam em -agem e são femininas (ex.:bagagem, barragem, camuflagem, derrapagem, etc.). Acontece que o uso da palavra pelos falantes ou a influência do género masculino em francês levaram a que a palavra já esteja registada em obras lexicográficas de referência como palavra feminina ou masculina (por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa (1966) de Rebelo Gonçalves, no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (2001), da Academia das Ciências/Verbo, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2002), do Círculo de Leitores, ou no Grande Dicionário Língua Portuguesa (2004), da Porto Editora).

O artigo definido deverá então concordar com o substantivo personagem em género e número, consoante a consideremos palavra feminina (O Jasão é a minha personagem favorita) ou masculina (A Medeia é o meu personagem favorito). O que é importante é, no mesmo texto ou documento, ser coerente com a opção tomada e mantê-la.




Gostaria de saber se a utilização do verbo "comer" como substantivo, em vez do mais comum "comida" pode ser considerada correcta, por exemplo nas seguintes expressões: "o comer está óptimo" ou "vou preparar o comer"
Não há nenhuma incorrecção nas frases o comer está óptimo ou vou preparar o comer, mas o substantivo comer é por vezes considerado como sendo próprio de um registo de língua informal.

Este tipo de derivação por mudança de categoria gramatical sem alteração da forma (neste caso obtém-se um substantivo a partir de um verbo) denomina-se conversão ou derivação imprópria (por não ter a junção de afixos) e é muito usual na língua (ex.: o saber não ocupa lugar, achava interessante o falar do ancião).

pub

Palavra do dia

al·ma·ço al·ma·ço


(português antigo a lo maço)
adjectivo e nome masculino
adjetivo e nome masculino

Diz-se de ou espécie de papel grosso.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/janeiradas [consultado em 26-07-2021]