Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

Miem

3ª pess. pl. pres. conj. de miarmiar
3ª pess. pl. imp. de miarmiar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

mi·ar mi·ar

- ConjugarConjugar

(mi[au] + -ar)
verbo intransitivo

1. Emitir, o gato, a sua voz característica; dar miados.

2. Emitir som semelhante à voz característica dos gatos.

3. [Informal]   [Informal]  Gemer ou gritar.

Confrontar: mear.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "Miem" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Miem ou não..

Em Que farei quando tudo arde?

Sim, depende: gosto de gatos que rosnem E cães que miem !!

Em Relógio de Pêndulo

noite e não latem nem miem durante o sono..

Em as-medicinas-alternativas.blogs.sapo.pt

...a ciertos grupos genéticos pueden dis­frutar de más longevidad, pues estos grupos cuentan con miem ­bros que, consistentemente, pasan por los 80 años

Em crearsalud.blogs.sapo.pt

...voluntarios extranjeros de la división Nörland, del batallón de asalto Charlemagne y algunos ex- miem

Em ULTRAPERIFERIA
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


O nome das disciplinas escreve-se com maiúsculas?
Apesar de usualmente as disciplinas ou áreas de estudo surgirem grafadas em maiúscula, existe grande flexibilidade na maiusculização em casos como este.

O Acordo Ortográfico de 1945, válido para a norma europeia do português, apenas previa, na sua Base XLIII, a colocação de maiúsculas “nos nomes de ciências, ramos científicos e artes, quando designam disciplinas escolares ou quadros de estudo pedagogicamente organizados: aluno de Medicina; licenciou-se em Direito [...]”.

O Formulário Ortográfico de 1943, válido para a norma brasileira do português, previa, no ponto 6.º da sua Base XVI, o uso de inicial maiúscula "nos nomes que designam artes, ciências ou disciplinas, bem como nos que sintetizam, em sentido elevado, as manifestações do engenho do saber".

O Acordo Ortográfico de 1990, válido para todas as variedades do português, estabelece a opcionalidade de letra minúscula ou maiúscula nestes casos. Com efeito, a alínea g) do ponto 1.º da Base XIX do Acordo de 1990 prevê letra inicial minúscula para "nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas (opcionalmente, também com maiúscula)".




"Lembro ainda que alguns médicos estão com o período 2006/2007 vencidos, necessitando o agendamento e regulamentarização destes o mais breve possível." Tenho dúvidas na palavra regulamentarização. Está correta? Eu acho que não.
Apesar de o substantivo regulamentarização se encontrar bem formado (trata-se da nominalização de regulamentarizar, neologismo verbal formado pela aposição do sufixo -izar ao adjectivo regulamentar), não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, pelo que é preferível o uso do substantivo regulamentação, formado pela aposição do sufixo -ção ao verbo regulamentar.
pub

Palavra do dia

o·nus·to o·nus·to


(latim onustus, -a, -um)
adjectivo
adjetivo

Que está muito cheio ou carregado (ex.: coração onusto de gratidão; pomar onusto; prosa onusta de fantasia). = REPLETO, SOBRECARREGADO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/Miem [consultado em 17-05-2022]