Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

Mafoma

MafomaMafoma | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

Ma·fo·ma |ô|Ma·fo·ma |ô|


nome masculino

Maomé.

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...e muito bem, vive do comércio, o meu amigo diz do povo o que Mafoma não disse do toucinho, e aumenta a dose..

Em TEMPO CONTADO

O homem acusado de abrir fogo numa mercearia King Soopers no Colorado em Março passado e matar 10 pessoas foi considerado mentalmente incompetente para ser julgado por enquanto, disse o gabinete do promotor do condado de Boulder à CBS News na Vernes. Ahmad Al Aliwi Alissa enfrenta 10 acusações de homicídio em primeiro …

Em GLADIUS

Os dez norte-americanos assassinados pelo muçulmano Ahmad Al Issa num supermercado de Boulder, Colorado, EUADepois do ataque terrorista muçulmano de 11 de Setembro de 2001, o presidente Bush deixou entrar a família do muçulmano sírio Ahmad Al Issa. Há dois anos, este alógeno partilhou um artigo que «explicava» porque é…

Em GLADIUS

Nenhum jesuíta, nenhum mafoma , nenhum semita – a solidão da rejeição é boa, leal, concreta companhia..

Em daniel abrunheiro

Com Salomé, sobre falsificações de Mafoma ..

Em daniel abrunheiro
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Como devo passar para o discurso indirecto a frase: Eu chamo-me Paula. Discurso indirecto: Ela disse que se chamava Paula? ou Ela disse que se chama Paula?
Na transformação do discurso directo em discurso indirecto de Eu chamo-me Paula, além da passagem da primeira (eu) para a terceira pessoa gramatical (ela) e da introdução de um verbo declarativo (dizer), deverá haver também uma passagem do presente (chamo) para o imperfeito do indicativo (chamava), isto é, a frase Eu chamo-me Paula deverá ser transformada em Ela disse que se chamava Paula. Sobre este assunto, poderá consultar também a resposta discurso directo, discurso indirecto e discurso indirecto livre.



Os nomes próprios têm plural: ex. A Maria, as Marias?
Os nomes próprios de pessoa, ou antropónimos, também podem ser flexionados no plural, designando várias pessoas com o mesmo prenome (No ginásio há duas Marias e quatro Antónios) ou aspectos diferentes de uma mesma pessoa/personalidade (Não sei qual dos Joões prefiro: o João aventureiro que começou a empresa do zero, e que vestia calças de ganga, ou o João empresário de sucesso, que só veste roupa de marca).
Os nomes próprios usados como sobrenome podem igualmente ser flexionados no plural. Neste caso, convergem duas práticas: a mais antiga, atestada no romance Os Maias de Eça de Queirós, pluraliza artigo e nome próprio (A casa dos Silvas foi vendida) e a mais actual pluraliza apenas o artigo (Convidei os Silva para jantar).

pub

Palavra do dia

ra·bir·rui·vo ra·bir·rui·vo


(rabo + -i- + ruivo)
adjectivo
adjetivo

1. Que tem a cauda ruiva.

nome masculino

2. [Ornitologia]   [Ornitologia]  Designação dada a diversas aves da família dos muscicapídeos, do género Phoenicurus. = RABIRRUIVA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/Mafoma [consultado em 21-05-2022]