PT
BR
Pesquisar
Definições



Letalíssimos

A forma Letalíssimosé [derivação masculino plural de letalletal].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
letalletal
( le·tal

le·tal

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Relativo à morte.

2. Mortal (ex.: sono letal).

3. Lúgubre.

4. Fatídico.

5. [Genética] [Genética] Diz-se de um gene que, no estado homozigótico, provoca a morte mais ou menos precoce do portador.

6. [Medicina] [Medicina] Diz-se de qualquer causa que provoca a morte do feto antes do parto (ex.: factor letal).


dose letal

Dose de um produto tóxico em relação com o peso do corpo, que causa a morte do indivíduo.



Dúvidas linguísticas



Como é correcto? Junta de Freguesia do Samouco ou Junta de Freguesia de Samouco?
A utilização do topónimo Samouco com o artigo definido (ex.: Junta de Freguesia do Samouco) parece ser bastante mais frequente do que a sua utilização sem artigo (ex.: Junta de Freguesia de Samouco), a avaliar por pesquisas em corpora e motores de busca da Internet, o que se poderá explicar pelo facto de o topónimo ter origem no nome comum samouco.



Porque diagnostica não tem acento?
As palavras diagnostica e diagnóstica são designadas por homógrafos imperfeitos, isto é, palavras cuja grafia se diferencia apenas pela acentuação gráfica, mas que têm pronúncia e significado diferente.
Sem acento gráfico, a palavra diagnostica corresponde a uma forma do verbo diagnosticar (ex.: ele diagnostica a doença de forma clara); como tal, segue a regra geral de acentuação das formas verbais na terceira pessoa do presente do indicativo (à semelhança outras formas verbais com amplifica, fica ou multiplica). Trata-se de uma palavra grave, sem qualquer contexto que justifique a sua acentuação gráfica.
Com acento gráfico, a palavra diagnóstica é esdrúxula e corresponde à forma feminina do adjectivo diagnóstico (ex.: avaliação diagnóstica, observação diagnóstica).