Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

Latim

latimlatim | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

la·tim la·tim


(latim latine, em latim)
nome masculino

1. [Linguística]   [Lingüística]   [Linguística]  Língua falada pelos antigos romanos, habitantes do Lácio, que a espalharam pelos territórios que chegaram a dominar.

2. [Informal, Figurado]   [Informal, Figurado]  Coisa difícil de entender ou sobre a qual não se sabe nada.


gastar o latim
Falar em vão.

latim científico
[Linguística]   [Lingüística]   [Linguística]  Conjunto de termos latinos ou alatinados utilizado na terminologia internacional de algumas ciências, com origem no final da Idade Média, podendo ser constituído por termos latinizados de outras línguas.

latim medieval
[Linguística]   [Lingüística]   [Linguística]  O mesmo que latim tardio.

latim pedestre
[Linguística]   [Lingüística]   [Linguística]  O mesmo que latim vulgar.

latim popular
[Linguística]   [Lingüística]   [Linguística]  O mesmo que latim vulgar.

latim tardio
[Linguística]   [Lingüística]   [Linguística]  Língua latina que se utilizava depois da queda do Império Romano e durante a Idade Média. = BAIXO-LATIM

latim vulgar
[Linguística]   [Lingüística]   [Linguística]  Latim que era falado pelas camadas populares e que deu origem às línguas românicas, entre as quais o Português.

perder o seu latim
Perder o seu tempo.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "Latim" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Pärt trabalha com um estilo minimalista que emprega a técnica de tintinnabuli (do latim , 'pequenos sinos') e repetições hipnóticas ..

Em Geopedrados

O latim que eu já gastei com várias pessoas sobre este monumento..

Em Disperso Escrevedor

São Gregório , por Francisco de Zurbarán Papa Gregório I (em latim : Gregorius I ), O..

Em Geopedrados

Custodes , que regula as missas em latim e que neste verão despertou algumas controvérsias nos setores eclesiásticos mais conservadores..

Em Blog da Sagrada Família

Porque insistiu em publicar as suas descobertas não no latim institucional, mas na língua que todos falavam, e concebeu

Em intergalacticrobot
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Na frase «O sentinela era um jovem soldado sem nome.» está correctamente aplicado o artigo definido masculino singular «O», ou deverá antes aplicar-se o artigo definido feminino «A» precedendo o nome «sentinela»? Em diferentes textos, surgem as duas diferentes formas, o que me levou a aperceber-me de uma vacilação de género; qual a preferível? E em relação a «ordenança» (enquanto soldado)?
A palavra sentinela designa, numa das suas acepções, o soldado ou, em contextos civis, a pessoa encarregada de efectuar a vigilância. Apesar de poder designar uma pessoa de sexo masculino, esta palavra surge nos dicionários como substantivo sobrecomum, registada apenas com o género feminino, à semelhança de outras palavras como criança ou pessoa. Por este motivo, será aconselhável a frase "A sentinela era um jovem soldado sem nome."

Apesar de o caso de ordenança poder parecer semelhante, o registo em dicionários confere-lhe habitualmente classificação lexical de substantivo de dois géneros, o que faz com que seja possível "O ordenança era um jovem soldado sem nome."

Esta questão varia consoante algumas especificidades lexicais de cada palavra, mas também consoante as actualizações lexicográficas feitas pelos dicionários a partir dos usos linguísticos ou de alterações sociais, culturais ou tecnológicas. O caso é porventura um pouco diferente, mas veja-se, a título de exemplo, a palavra segurança, que passou a ter, nas últimas décadas, uma acepção de substantivo de dois géneros.




Qual a diferença entre canhoto e esquerdino?
As palavras esquerdino e canhoto são sinónimas na acepção “que usa habitual ou preferencialmente a mão ou o pé esquerdo”.
pub

Palavra do dia

ul·tra·con·ge·la·ção ul·tra·con·ge·la·ção


(ultra- + congelação)
nome feminino

Processo de congelação a uma temperatura muito baixa, geralmente inferior a 40 graus negativos, e num curto período de tempo, para melhor conservar características físicas e químicas (ex.: ultracongelação do pescado).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/Latim [consultado em 22-09-2021]