PT
BR
Pesquisar
Definições



Féria

Será que queria dizer feria?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
fériaféria
( fé·ri·a

fé·ri·a

)


nome feminino

1. Salário diário.

2. Soma dos salários de uma semana ou de uma quinzena.

3. Rol semanal ou quinzenal de salários. (Também se diz folha de férias.)

4. [Pouco usado] [Pouco usado] Dia da semana.

férias


nome feminino plural

5. Tempo durante o qual não funcionam aulas, tribunais ou outros serviços ou actividades.

6. Interrupção relativamente longa de trabalho, destinada ao descanso dos trabalhadores.


férias grandes

Período sem actividade escolar entre o fim de um ano lectivo e o início de outro (ex.: em menino, passava parte das férias grandes com os avós).

etimologiaOrigem etimológica:latim feria, -ae, singular de feriae, -arum, dias de descanso, dias feriados, férias.

Auxiliares de tradução

Traduzir "Féria" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre o uso do acento grave (chamamos de crase aqui no Brasil). Um amigo me disse que pode-se escrever à favor, alegando que é opcional o uso da crase em locuções adverbiais. Ele está correto?
A crase à é uma contracção da preposição a com o artigo definido feminino a. Para haver o uso desta crase, é necessário que haja um substantivo feminino a seguir que justifique o uso do artigo definido feminino (ex.: estava à frente = estava a[PREP]+a[ART] frente; foi à caça = foi a[PREP]+a[ART] caça). Não poderá usar a crase numa expressão como a favor, pois favor é um substantivo masculino e nunca poderia ser antecedido do artigo definido feminino a. Em alguns casos poderá haver uso de crase antes de substantivos masculinos, mas apenas em situações muito específicas, em que se pode subentender locuções como moda de ou maneira de (ex.: coelho à [maneira do] caçador).
Sobre este assunto, poderá também consultar outras respostas em regência verbal e nominal, graças a deus e crase em intervalo temporal.




Gostaria de saber qual o antônimo de pensando.
É difícil encontrar uma palavra antónima para o verbo pensar (o mais fácil é a locução não pensar). No entanto, e apenas em alguns contextos, é possível utilizar o antónimo esquecer (por exemplo, pensou no pai) ou desconhecer (por exemplo, pensou na solução mais correcta).