PT
BR
Pesquisar
Definições



Dobrita

A forma Dobritaé [derivação feminino singular de dobradobra].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
dobra1dobra1
( do·bra

do·bra

)


nome feminino

1. Cada uma das partes que se sobrepõem umas às outras no que está dobrado.

2. Parte por onde se dobrou alguma coisa.

3. Vinco ou prega que resulta dessa dobragem.

4. Peça sobreposta para reforço.

5. [Geologia] [Geologia] Curvatura ou flexão de estratos originalmente planos, geralmente resultante de forças compressivas. = PREGA

etimologiaOrigem etimológica:derivação regressiva de dobrar.
dobra2dobra2
( do·bra

do·bra

)


nome feminino

1. [Economia] [Economia] Unidade monetária de São Tomé e Príncipe (código: STD).

2. [Numismática] [Numismática] Antiga moeda de prata e de ouro.

etimologiaOrigem etimológica:latim dupla, feminino de duplus, -a, -um, dobro.

Palavras vizinhas



Dúvidas linguísticas



Como é a grafia correta das palavras horti-fruti e tutti-frutti?
A palavra hortifrúti é um regionalismo brasileiro e corresponde à redução do adjectivo hortifrutigranjeiro, ou seja, “que é relativo a produtos da horta, do pomar ou da granja”. Esta palavra está atestada no Dicionário Houaiss e no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras e deve ser acentuada graficamente no u, pois termina em i e, se não fosse acentuada, ler-se-ia *hortifrutí (o asterisco indica incorrecção).

Tutti frutti é uma locução italiana (não uma palavra hifenizada) que desempenha função substantiva (ex.: gelado de tutti frutti) ou adjectiva (ex.: sumo tutti frutti); significa literalmente “todos os frutos” e designa uma mistura de vários frutos ou de vários aromas de frutos.




Qual a pronúncia correta da palavra epifania?
Quanto à acentuação, a palavra epifania termina no hiato (isto é, duas vogais contíguas que não fazem ditongo) ia e não tem nenhum acento gráfico antes, por isso tem o acento de intensidade na penúltima sílaba (epifania).

Se a dúvida que nos coloca diz respeito à qualidade da vogal e, esta aparece no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências/Verbo (Lisboa, 2001) e no Grande Dicionário Língua Portuguesa da Porto Editora (Porto, 2004) transcrita com o som ê ([e] na transcrição fonética). No dicionário da Porto Editora surge ainda a transcrição da letra e com o som [i].
Os dicionários mencionados são dos poucos que contêm a transcrição fonética das suas entradas e podem ajudar a resolver algumas destas dúvidas, tendo sempre em conta que se trata de dicionários da norma europeia do português.