PT
BR
Pesquisar
Definições



Bustos

A forma Bustosé [masculino plural de bustobusto].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
busto1busto1
( bus·to

bus·to

)
Imagem

Imagem ou escultura sem braços, do peito e cabeça de uma pessoa.


nome masculino

1. Parte do corpo para cima da cintura.

2. Imagem ou escultura sem braços, do peito e cabeça de uma pessoa.Imagem

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: TORSO

etimologiaOrigem etimológica:latim bustum, -i, lugar onde se queima ou enterra um cadáver, túmulo, monumento fúnebre.
busto2busto2
( bus·to

bus·to

)


nome masculino

1. [Antigo] [Antigo] Curral de bois.

2. [Antigo] [Antigo] Campo de pastagem.

etimologiaOrigem etimológica:origem obscura, talvez ligada ao segmento pré-céltico bust-, humidade.
BustosBustos

Auxiliares de tradução

Traduzir "Bustos" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Por vezes somos abordados desta forma: Deseja um café? Sim senhora, trago-lhe já. Sendo eu um indivíduo do sexo masculino, qual é a resposta correcta para esta questão e quais os erros que estão em causa?
As palavras senhor ou senhora são usadas como formas de tratamento de cortesia em relação a alguém a quem nos dirigimos. Assim, devem concordar em género e número com o destinatário da mensagem (ex.: As senhoras desejam chá? [sendo o destinatário feminino plural]; O senhor dá-me licença? [sendo o destinatário masculino singular]).

Na frase em questão na sua dúvida, trata-se de uma resposta dada coloquialmente (ex.: sim, senhora, trago-lhe já; não, senhores, não podem fazer isso), mas que mantém a forma de tratamento e deve obedecer à concordância lógica com o destinatário, pelo que a frase deverá ser, com um destinatário do sexo masculino, Sim, senhor, trago-lhe já.




Como se deve dizer? Filhó (singular) Filhós (plural) ou Filhós (singular) Filhoses (plural)?
A palavra filhós, por analogia com palavras terminadas pelo mesmo som (ex.: retrós, voz), forma o plural filhoses (ex.: escolheu a filhós mais pequena; as filhoses ainda estão quentes). Trata-se de uma variante da palavra filhó que, por sua vez, forma o plural filhós (ex.: a filhó é um doce típico do Natal; comeu duas filhós). Ao processo de uma forma plural passar a ser empregue para designar também o singular, Evanildo Bechara dá o nome de "plural cumulativo" (ver Moderna Gramática Portuguesa, Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2002, pp. 128-129). O mesmo fenómeno acontece com os substantivos ilhó e ilhós, eiró e eirós, lilá e lilás, por exemplo.

Apesar de alguns autores condenarem o uso da forma filhós para designar o singular, a mesma e o respectivo plural filhoses surgem atestados nas principais obras lexicográficas de língua portuguesa, como o Vocabulário da Língua Portuguesa (Coimbra: Coimbra Editora, 1966), de Rebelo Gonçalves, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa (Lisboa: Academia das Ciências de Lisboa / Editorial Verbo, 2001) ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, (Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2001 / Lisboa: Círculo de Leitores, 2002).