Significado de arranje-vo-la

    A forma arranje-vo-lapode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de arranjararranjar], [terceira pessoa singular do imperativo de arranjararranjar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de arranjararranjar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    arranjararranjar
    ( ar·ran·jar

    ar·ran·jar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Pôr em ordem ou com os objetos no local apropriado. = ARRUMARDESARRANJAR, DESARRUMAR, DESCOMPOR

    2. Mudar a disposição ou ajeitar o que está fora do sítio ou mal arrumado. = ARRUMAR

    3. Fazer funcionar o que estava avariado ou estragado (ex.: mandou arranjar a máquina). = CONSERTAR, REPARAR

    4. Obter ou alcançar para si ou para outrem um objeto, uma coisa, uma vantagem (ex.: arranjaram vários arames para prender a tampa; arranjar trabalho como motorista). = CONSEGUIR

    5. Adquirir.

    6. Imaginar ou planear mentalmente (ex.: arranjou um estratagema mirabolante; arranjem maneira de resolver isso). = ARQUITETAR, ENGENDRAR, INVENTAR

    7. Tratar de.

    8. Pôr adornos ou enfeites em (ex.: arranjaram todas as mesas para o jantar de Natal). = ADORNAR, ENFEITAR

    9. [Portugal] [Portugal] Submeter determinada parte do corpo a tratamento de beleza (ex.: arranjar o cabelo; arranjar as unhas). [Equivalente no português do Brasil: arrumar.] = FAZER

    10. [Portugal] [Portugal] Preparar um alimento antes de o cozinhar, geralmente carne ou peixe (ex.: pediu à peixeira para arranjar o robalo).

    11. Ficar em estado ou situação difícil ou negativa (ex.: não arranje mais problemas; arranjou uma anemia e agora tem de ter cuidado).

    12. [Música] [Música] Adaptar uma composição musical a voz, instrumento, harmonia, textura ou timbre diferente.

    verbo transitivo e pronominal

    13. [Portugal] [Portugal] Cuidar da aparência, em especial da roupa e do cabelo (ex.: temos de arranjar as crianças depressa para a festa; ele demora muito a arranjar-se antes de sair).

    14. [Portugal] [Portugal] Dar ou encontrar resolução para um problema ou situação (ex.: arranjou as divergências; com calma, tudo se arranjou). = RESOLVER, SOLUCIONAR

    verbo pronominal

    15. Conseguir meios de subsistência; tratar dos seus interesses (ex.: lá se vão arranjando como podem). = GOVERNAR-SE

    etimologiaOrigem:francês arranger.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "arranje-vo-la" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    corpuscular | adj. 2 g.

    Relativo a corpúsculos, a átomos....


    escarolado | adj.

    Tirado do carolo; esbagoado....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "arranje-vo-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Será que me poderiam ajudar a perceber qual é o origem etimológica mais provável da palavra (apelido) Malafaia?


      Tenho dúvida em diferenciar "Termo da Oração" e "Função Sintática". Numa mesma página dum livro de Gramática, vi três definições de Sujeito: 1) Sujeito É o TERMO DA ORAÇÃO que concorda em número e pessoa com o verbo; 2) Sujeito é, portanto, o NOME de uma FUNÇÃO SINTÁTICA (...); 3) Sob a ótica da Morfossintaxe, Sujeito é NOME de uma função substantiva (...). Entendo que "termo" seja sinônimo de "vocábulo", logo Termo da Oração deveria ser um "pedaço" da oração composto por uma ou mais palavras, vocábulos. E a Função Sintática deveria ser o papel exercido por essa(s) palavra(s) ("termo da oração") na frase. Exemplificando: "A Gramática é confusa." Penso que morfologicamente, "A" é um artigo, "Gramática", um substantivo e o termo desta oração "A Gramática" possui um papel na frase, isto é, uma Função Sintática a qual denomino Sujeito (por "A Gramática" concordar em número e pessoa com o verbo). Pareço estar totalmente de acordo com a definição 2 e parcialmente com a definição 1. Logo, a definição 1 estaria errada, pois estaríamos chamando de Sujeito um conjunto de PALAVRAS e não a função (sintática) que essas palavras exercem, o que acho estranho, pois é de se esperar que não haja um erro como esse num livro de língua portuguesa. A definição 3 parece a mim mais compreensível, no entanto não compreendo o que é a Morfossintaxe. Enfim, gostaria do CONCEITO de "Termo da Oração", de "Função Sintática" - uma vez que não encontro em livros - e de "Morfossinxtaxe, e de que me corrigissem em algo que tenha errado.