Significado de amanhaste-vo-la

    A forma amanhaste-vo-laé [segunda pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de amanharamanhar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    amanharamanhar
    ( a·ma·nhar

    a·ma·nhar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Dar amanho à terra. = CULTIVAR, TRATAR

    2. Pôr em ordem. = ARRUMAR, ARRANJAR, LIMPAR

    3. Preparar para determinado fim (ex.: amanhar o peixe). = ARRANJAR

    verbo transitivo e pronominal

    4. Melhorar a aparência. = AJEITAR, ARRANJAR, COMPOR

    verbo pronominal

    5. Obter algo. = ARRANJAR, CONSEGUIR, GANHAR

    6. Adaptar-se. = AJEITAR-SE, DESENRASCAR-SE

    7. Tirar proveito.

    8. Chegar a um entendimento.

    etimologiaOrigem:talvez de a- + manha + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    Que tem má apresentação ou que não foi bem executado....


    culto | adj.

    Que se lavrou ou plantou....


    amanho | n. m. | n. m. pl.

    Ato ou efeito de amanhar....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "amanhaste-vo-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber a pronúncia correta da palavra bocaina (talvez seja de origem indígena/brasileira). Seria "bocáina" ou "bocâina"?


      Encontrei uma resposta que passo a transcrever "Na frase Já passava das duas da manhã quando aquele grupo de jovens se encontraram perto do restaurante existe uma locução (aquele grupo de jovens) que corresponde a um sujeito da oração subordinada (quando aquele grupo de jovens se encontraram perto do restaurante) com uma estrutura complexa. Nesta locução, o núcleo do sintagma é grupo, e é com este substantivo que deve concordar o verbo encontrar. Desta forma, a frase correcta seria Já passava das duas da manhã quando aquele grupo de jovens se encontrou perto do restaurante."
      Sendo que a frase em questão foi retirada do Campeonato Nacional de Língua Portuguesa, e a frase completa é "Já passava das duas quando aquele grupo de jovens se encontraram perto da discoteca, aonde o Diogo os aguardava". Segundo a vossa resposta, dever-se-ia ter escrito "(...) aquele grupo de jovens se encontrou (...)". Mas se assim for, também seria de considerar "aonde o Diogo os aguardava", pois se consideramos que o sujeito é singular, não faz sentido dizer "os aguardava", mas sim "o aguardava". No entanto, não podemos considerar que existe concordância atractiva em que "deixamos o verbo no singular quando queremos destacar o conjunto como uma unidade. Levamos o verbo ao plural para evidenciarmos os vários elementos que compõem o todo." (Gramática do Português Contemporâneo Cunha/Cintra)? Agradeço elucidação se mantêm a vossa opinião, tendo a frase completa. Já agora, na frase utiliza-se "aonde Diogo os esperava". Não deveria ser "onde"?