Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
aicebergueaicebergue | s. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ai·ce·ber·gue ai·ce·ber·gue
(inglês iceberg)
substantivo masculino

[Geologia]   [Geologia]  Massa de gelo que flutua nos mares polares depois de se ter desprendido de um glaciar. = ICEBERGUE, GELEIRA

Confrontar: banquisa.
pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Existe o verbo chaqualhar (no sentido de agitar)? Vi que existe chocalhar (que teria o mesmo sentido), mas em nosso dia-a-dia usamos chaqualar. Existe? É assim que se escreve? Ou assim: chacualhar?
A forma correcta é chacoalhar, como pode verificar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa .



Na aula surgiu a dúvida a propósito da palavra: carrocel ou carrossel. O dicionário antigo da Porto Editora tem carrocel, está correcto?
A forma mais consensual e mais frequente é carrossel, como pode verificar pela hiperligação para o Dicionário de Língua Portuguesa On-line ou pela consulta de obras recentes como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Lisboa: Academia das Ciências de Lisboa / Editorial Verbo, 2001) ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (edição brasileira da Editora Objetiva, 2001; edição portuguesa do Círculo de Leitores, 2002).

A forma carrocel surge atestada no Grande Dicionário da Língua Portuguesa (Porto: Porto Editora, 2004) e em obras mais antigas como o Grande Dicionário da Língua Portuguesa (Lisboa: Editorial Confluência, 1949-1959), de António Morais Silva, ou o Dicionário da Língua Portuguesa (Lisboa: Livraria Bertrand, 1949), de Cândido de Figueiredo. No entanto, este último observa na entrada carrocel que se trata de «palavra mal feita, do fr. carroussel, sob a influência de carroça».

pub

Palavra do dia

mo·li·ni·lho mo·li·ni·lho
(espanhol molinillo)
substantivo masculino

1. Pequeno moinho movido à mão.

2. Pau cilíndrico, com uma extremidade circular dentada e grossa, que se faz girar com as palmas das mãos para mexer o chocolate quente.

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/AICEBERGUE [consultado em 20-11-2019]