Significado de adoenta-vo-lo

    A forma adoenta-vo-lopode ser [segunda pessoa singular do imperativo de adoentaradoentar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de adoentaradoentar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    adoentaradoentar
    ( a·do·en·tar

    a·do·en·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Causar transtorno de saúde; tornar um pouco doente.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    adoentado | adj.

    Que está um pouco doente; que apresenta leves sinais de doença....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "adoenta-vo-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber a pronúncia correta da palavra bocaina (talvez seja de origem indígena/brasileira). Seria "bocáina" ou "bocâina"?


      Em português, há algum fenómeno especial com os advérbios em -mente quando vão seguidos numa frase (ou com uma conjunção no meio)? Tanto em espanhol como em catalão há um comportamento curioso, em que algum dos advérbios perde o -mente: Simple y llanamente (em espanhol, se há dois ou mais, só o último fica "completo"); Exclusivament i principal (em catalão, não é obrigatório mas, se acontece, só o último fica sem o -mente). Li que o francês e o italiano mantêm sempre o -mente. E em português?