Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

-fobo

-fobo-fobo | elem. de comp.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

-fobo -fobo


(grego fóbos, -ou, medo)
elemento de composição

Elemento átono que indica pessoa que tem medo mórbido, horror ou aversão a (ex.: brontófobo).

pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Não sei bem porquê, mas ontem, vendo tevê, bateu a vontade irresistível de embarcar nessa de #desafio13livros ou #13livrosvermelhos ou sei o nome. Ps: gentileza ignorar os gibis ao fundo. Eles não têm lombada vermelha ( vacilo, Comix Zone! ).

Em BLACK ZOMBIE

Diálogo com o Evangelho do 26º Domingo do Tempo Comum, 25 de setembro, por Frei Eugénio Boléo, no programa de rádio da RCF " Construir sur la roche ". Pode ouvir aqui. https://www.evangile-et-peinture.org Evangelho ( Lc. 16, 19-31 ) Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: «Havia um homem rico, que se vestia de linho fino

Em regador

Este filme canadiano que acabou por ganhar algum espaço em termos de distribuição americana, trás-nos alguns actores com algum mediatismo num policial no interior norte americano em busca da verdade associada ao homicidio de uma mulher sob o ponto de vista de um irmão com espectro autista. Criticamente o filme nao correu

Em Bateman's critics

O Relógios & Canetas online tem 9 anos. As edições mensais estão disponíveis aqui ou aqui . Siga-o no Instagram, aqui . Ou no Facebook, aqui .

Em Estação Cronográfica

O início de época irregular do FC Porto, com três derrotas e um empate em dez jogos, não travou a valorização de alguns dos seus ativos, com destaque para David Carmo e Pepê. A dupla passou a integrar o clube dos 20 milhões de euros no que diz respeito ao valor de mercado no portal especializadoTransfermarkt”. Na mais

Em Fora-de-jogo
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostava de saber se está correcta a repetição da preposição pelo na formulação a seguir: No quadro do seu périplo pelo Ruanda, pelo Burundi, pela RD Congo e pela Tanzânia, o fulano vai encontrar-se com o sicrano.
Não há nenhuma incorrecção na repetição da contracção pelo/pela na frase que refere. Pelo contrário, alguns gramáticos recomendam inclusivamente que, numa enumeração de substantivos, se for utilizado o artigo definido antes do primeiro, devem ser utilizados artigos definidos antes dos restantes substantivos (cf. CUNHA e CINTRA, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: João Sá da Costa, 14ª ed., 1998, p.235). Isto aplica-se nesta frase, pois pelo/pela são contracções da preposição por com os artigos definidos o/a.



Gostaria de saber se as palavras alocar e alocação são bom português. Gostava de usá-la como sinómino de distribuição, mas tenho dúvidas.
Os termos alocar e alocação surgem averbados no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa e noutros dicionários, como sejam o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa ou o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Segundo estes dicionários, o verbo alocar significa (i) “colocar num determinado lugar de uma sequência de lugares”, (ii) “destinar, distribuir verbas ou recursos para um fim ou uma entidade” e (iii) “reservar espaço de memória para programas ou procedimentos informáticos”. O substantivo alocação corresponde à nominalização do verbo alocar, sendo sobretudo usado nas acepções de informática (iii; ex. a alocação dinâmica de memória é uma característica de certas linguagens de programação) e de economia (ii; ex.: a alocação de recursos não é um processo simples).
pub

Palavra do dia

me·lo·fi·li·a me·lo·fi·li·a


(melo- + -filia)
nome feminino

Gosto pela música. = MELOMANIA, MUSICOFILIA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/-fobo [consultado em 01-10-2022]