PT
BR
Pesquisar
Definições



ângulos

A forma ângulosé [masculino plural de ânguloângulo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
ânguloângulo
( ân·gu·lo

ân·gu·lo

)


nome masculino

1. Espaço entre dois planos ou duas linhas que se encontram ou se cortam.

2. [Geometria] [Geometria] Figura formada por duas semi-rectas com o vértice como origem comum.

3. [Geometria] [Geometria] Medida de afastamento dessas duas semi-rectas.

4. Local onde se encontram duas paredes ou duas superfícies. = CANTO, ESQUINA

5. Saliência ou reentrância de uma superfície. = ARESTA, ESQUINA

6. Maneira de pensar, de compreender, de abordar ou de observar. = PERSPECTIVA, PONTO DE VISTA


ângulo agudo

[Geometria] [Geometria]  Ângulo menor ou menos aberto que o recto, com menos de 90 graus.

ângulo completo

[Geometria] [Geometria]  O mesmo que ângulo giro.

ângulo de incidência

[Geometria] [Geometria]  O formado pelo raio incidente e pela normal ao ponto de incidência.

ângulo de projecção

[Armamento] [Armamento]  Ângulo formado pela linha de tiro com o horizonte.

ângulo esférico

[Geometria] [Geometria]  Porção da esfera compreendida entre dois círculos máximos.

ângulo externo

[Geometria] [Geometria]  O que tem o vértice para dentro.

ângulo facial

[Geometria] [Geometria]  O que tem por vértice a base do dente incisivo e por direcção dos lados o ducto auditivo externo e o ponto mais saliente do coronal.

ângulo giro

[Geometria] [Geometria]  Ângulo que mede 360 graus.

ângulo morto

Zona que está fora do campo de visão de alguém (ex.: o ângulo morto não é apanhado por nenhum dos espelhos retrovisores do carro).

[Militar] [Militar]  O que, por estar formado por perpendiculares ao parapeito de um reduto, estabelece uma zona livre do fogo do inimigo.

ângulo obtuso

[Geometria] [Geometria]  Ângulo maior ou mais aberto que o recto, compreendido entre os 90 e os 180 graus.

ângulo raso

[Geometria] [Geometria]  Ângulo que mede 180 graus.

ângulo recto

[Geometria] [Geometria]  Ângulo que mede 90 graus.

ângulos suplementares

[Geometria] [Geometria]  Aqueles cuja soma vale dois ângulos rectos.

etimologiaOrigem etimológica:latim angulus, -i.

Auxiliares de tradução

Traduzir "ângulos" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



"O Sporting colou-se hoje a FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa." Sendo que o correcto seria "O Sporting colou-se hoje ao FC Porto e ao Benfica”, a primeira hipótese poderá também estar correcta?
As regras que regem o emprego ou a omissão de artigos com nomes próprios nem sempre são óbvias, deixando espaço para incertezas, como se depreende da consulta de qualquer compêndio gramatical sobre este assunto (veja-se, por exemplo, a Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998: pp. 214-242).

A frase que refere poderia estar correcta como eventual título de jornal (onde a omissão de artigos e verbos é frequente: Sporting, FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa), sobretudo se o clube desportivo mencionado no início da frase também não fosse precedido de artigo: Sporting colou-se hoje a FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa. Tal como é apresentada, com Sporting precedido de artigo, ao contrário de Porto e Benfica, a frase causa alguma estranheza, sendo preferível indicar todos os artigos: O Sporting colou-se hoje ao FC Porto e ao Benfica na liderança da Superliga portuguesa.




Em https://www.flip.pt/Duvidas.../Duvida-Linguistica/DID/777 vocês concluem dizendo "pois trata-se de uma oração subordinada condicional, introduzida pela conjunção se". Nesse caso, pelas mesmas regras ali expostas, não teria de ser "pois se trata"? O "pois" não atrai nunca próclise?
No português europeu, a conjunção pois não é geralmente um elemento desencadeador de próclise (posição pré-verbal do pronome pessoal átono, ou clítico), a qual, como se referiu na resposta à dúvida posição dos clíticos, está associada a fenómenos gramaticais de negação, quantificação, focalização ou ênfase (vd. Eduardo RAPOSO et al. (orgs.), Gramática do Português, 1.ª ed., vol. II, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2013, pp. 2241-2242).


Pesquisas em corpora revelam que, na norma europeia, existem casos da conjunção pois com próclise (ex.: As despesas não aumentaram tanto como as receitas, pois se arredondaram em 26 811 contos) mas comprovam também que, estatisticamente, essa conjunção é mais usada com ênclise (posição pós-verbal do pronome pessoal átono), como na frase Em conclusão, as frases que nos enviou enquadram-se no contexto referido na alínea f), pois trata-se de uma oração subordinada condicional, introduzida pela conjunção se. Essa tendência é também corroborada pela seguinte afirmação de Ana Maria Martins, que se debruça sobre o tema na obra acima citada: «As orações explicativas introduzidas por pois (cf. Caps. 34, 35 e 38) apresentam sempre colocação enclítica dos pronomes átonos (desde que a próclise não seja independentemente motivada) [...].» (vd. Eduardo RAPOSO et al. (orgs.), Gramática do Português, 1.ª ed., vol. II, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2013, p. 2299).


Na norma brasileira, dado que a tendência natural é para a colocação do pronome antes do verbo, tal como se afirma na resposta à dúvida amanhã: ênclise ou próclise?, o habitual é a conjunção pois ser mais usada com próclise (ex.: O resultado foi satisfatório, pois se conseguiu atingir o objetivo).