Significado de zipo-vo-lo

    A forma zipo-vo-loé [primeira pessoa singular do presente do indicativo de ziparzipar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    ziparzipar
    ( zi·par

    zi·par

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    [Informática] [Informática] Reduzir de maneira a que ocupe menos espaço no suporte físico, sem que se perca informação. = COMPACTAR, COMPRIMIR

    etimologiaOrigem:inglês [to] zip.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    zipar | v. tr.

    Reduzir de maneira a que ocupe menos espaço no suporte físico, sem que se perca informação....


    zipagem | n. f.

    Ação de zipar....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "zipo-vo-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Tenho uma dúvida na utilização dos pronomes "lhe" ou "o". Por exemplo, nesta frase, qual é a forma correta: "para Carlos não lhe perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda" ou " para Carlos não o perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda"?


      Relativamente à resposta 3416 ("plural de pixel/píxel") há uma questão que não está a ser respeitada e é importante. Pixel é uma unidade e, cientificamente falando, unidades não têm plural por isso não deveria ser nem pixels nem píxeis, mas Pixel. É comum usar plural em unidades comuns como o metro, mas não quer dizer que esteja correcto, afinal também é comum dizer a grama em vez de o grama. Se aprendemos a dizer 10Newton, 20Hertz, 40Tesla, porque não podemos aprender 10 metro ou 20 Pixel?