Significado de zingrara-vo-lo

    A forma zingrara-vo-lopode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de zingrarzingrar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de zingrarzingrar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    zingrarzingrar
    ( zin·grar

    zin·grar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. [Popular] [Popular] Motejar de.

    2. Burlar.

    verbo intransitivo

    3. Dizer motejos.

    4. Não dar importância, chacotear.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    zingrar | v. tr. | v. intr.

    Motejar de....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "zingrara-vo-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Ainda ontem tive uma pequena discussão com uma amiga acerca da maneira de como se escreve ou como se diz uma palavra. A palavra em questão é o nome a que se chama ao aquecimento do interior de um carro. Será chofagem ou sofagem, ou ainda outra?


      Venho por este meio pedir que me tirem uma dúvida relacionada com a palavra bolor: a correcta pronunciação da palavra acima referida é "bolor" (com o mesmo tipo de fonologia que existe em, por ex.: ardor ou timor) ou "bolór" (obviamente sem o uso do acento que coloquei, mas com um som como em pior ou maior). Pessoalmente penso que se pronuncia sem nenhum tipo de acentuação, mas desde que vim estudar para o Porto estou rodeado de gente que diz o contrário.