PT
BR
Pesquisar
Definições



zaragateiro-de-sobrancelha-branca

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
zaragateiro-de-sobrancelha-brancazaragateiro-de-sobrancelha-branca
|çâ| ou |cê| |cê|
( za·ra·ga·tei·ro·-de·-so·bran·ce·lha·-bran·ca

za·ra·ga·tei·ro·-de·-so·bran·ce·lha·-bran·ca

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Pterorhinus sannio) da família dos leiotriquídeos. = CHARLATÃO-PALHAÇO

etimologiaOrigem etimológica: zaragateiro + de + sobrancelha + branca, feminino de branco.
zaragateiro-de-sobrancelha-brancazaragateiro-de-sobrancelha-branca

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



O dicionário Webster admite a palavra online escrita sem hífen. Porque é que o vosso dicionário está utilizando a palavra on-line hifenizada?
Ambas as formas (on-line e online) encontram-se registadas em dicionários de língua inglesa, o que obrigará sempre à opção por uma delas. Há muitas outras palavras no inglês em que se verifica a coexistência de formas hifenizadas e não hifenizadas (ex.: e-mail/email, back-up/backup).



"Rastreabilidade" pode ou não ser usada em português correcto?
A palavra rastreabilidade (com o significado “qualidade do que é rastreável”), apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, apresenta uma formação correcta (de acordo com o paradigma -ável / -abilidade), pelo que o seu uso é possível. O adjectivo rastreável (de rastrear + sufixo -ável), apesar da sua formação correcta e da sua relativa frequência, apenas se encontra registado no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras.