Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
xaropadaxaropada | s. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

xa·ro·pa·da xa·ro·pa·da
(xarope + -ada)
nome feminino

1. Porção de xarope que se pode tomar de uma vez.

2. [Informal]   [Informal]  Qualquer medicamento contra a tosse.

3. [Informal]   [Informal]  Discurso prolixo e enfadonho.

4. [Informal]   [Informal]  Coisa sem graça.

pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


"realocação" de recursos. Pode-se utilizar a palavra entre aspas, mesmo não sendo reconhecida pela maioria dos dicionários?
O substantivo realocação está bem formado, sendo uma nominalização de realocar. Tanto o substantivo realocação quanto o verbo realocar, formado a partir da aposição do prefixo re- ao verbo alocar, são neologismos de uso generalizado, sobretudo na área da economia e da informática, como revelam pesquisas em corpora e em motores de busca da Internet (ex: realocar investimentos; o banco não financiará a realocação de fábricas.).



Fui informado que na última edição do Dicionário Aurélio foi incluída a palavra autopeças, que pelo corretor ortográfico deve ser escrita auto peças. Autopeças ou auto peças; qual a forma correta? E sendo correta autopeças, porque também não deveria ser incluída a palavra motopeças, que é o estabelecimento comercial que vende peças para motos?
A palavra autopeça (autopeças é o plural) não tem curso em Portugal. O dicionário Aurélio - Século XXI e, mais recentemente, o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa registam-na, pois os seus redactores consideraram-na pertinente; o mesmo parece não ter acontecido com motopeça, que não tem igualmente curso em Portugal e parece ser, no Brasil, o nome de uma empresa, não correspondendo a um nome comum.

O corrector ortográfico sugere a separação das duas palavras por não reconhecer a palavra como uma só, colocando a hipótese de ter faltado um espaço na sua digitação.

pub

Palavra do dia

von·da von·da
(redução de avonda, de avondar, do latim abundo, -are, transbordar, correr em abundância, ser ou ter em abundância)
advérbio

1. [Antigo]   [Antigo]  Muito.

interjeição

2. [Informal, Pouco usado]   [Informal, Pouco usado]  Expressão usada para interromper ou mandar parar uma acção ou para fazer calar. = AVONDA, BASTA, BONDA, CHEGA

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/xaropada [consultado em 28-09-2020]