PT
BR
Pesquisar
Definições



viveiros

A forma viveirosé [masculino plural de viveiroviveiro].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
viveiroviveiro
( vi·vei·ro

vi·vei·ro

)


nome masculino

1. Recinto convenientemente preparado para nele conservar e reproduzir animais vivos ou plantas (ex.: viveiros de trutas).

2. Canteiro ou recinto onde se semeiam vegetais que hão-de ser transplantados. = ALFOBRE, PEPINEIRA, SEMENTEIRA, SEMINÁRIO

3. [Marnotagem] [Marnotagem] Primeiro tanque de armazenamento da água nas salinas.

4. [Pesca] [Pesca] Caixa com água onde os pescadores conservam vivo o peixe.

5. Aquário.

6. [Por extensão] [Por extensão] Local onde se desenvolve ou produz alguma coisa, geralmente em quantidade. = ALFOBRE

7. Grande porção. = ENXAME

etimologiaOrigem etimológica: latim vivarium, -ii.
viveirosviveiros

Auxiliares de tradução

Traduzir "viveiros" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



No contexto da criação de modelos, por exemplo, um modelo que descreva o comportamento dos utentes da CP face à oferta, é correcto usar as palavras modelação e modelização (esta última não incluída no vosso dicionário)?
Os dicionários de língua portuguesa registam apenas o termo modelação, como o acto de modelar (“criar a partir de molde ou modelo”), tendo modelagem por sinónimo. Os neologismos modelização e modelizar não se encontram averbados em nenhum dos dicionários consultados, sendo, no entanto, bastante frequentes em pesquisas na Internet. Essas ocorrências em páginas da Internet parecem apontar para uma ténue distinção entre modelar/modelação (“criar a partir de molde ou modelo”) e modelizar/modelização (“criar modelo”).



Gostava de saber o emprego das maiúsculas na língua portuguesa.
O uso das maiúsculas está regulamentado para o português europeu nas bases XXXIX a XLVII do Acordo Ortográfico de 1945, a que poderá aceder seguindo a hiperligação.

O Acordo Ortográfico de 1990 altera, através da sua Base XIX, alguns usos decorrentes das disposições de 1945, nomeadamente a não obrigatoriedade de maiúsculas em meses e estações do ano.