Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

pepineira

pepineirapepineira | n. f.
pepineirapepineira | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

pe·pi·nei·ra pe·pi·nei·ra 1


(francês pepiniére)
nome feminino

1. Canteiro preparado para conservar e reproduzir plantas. = ALFOBRE, VIVEIRO

2. [Informal]   [Informal]  Brincadeira, patuscada, farra.

3. [Informal]   [Informal]  Troça.

4. [Informal]   [Informal]  Pechincha ou fonte fácil de lucro.


pe·pi·nei·ra pe·pi·nei·ra 2


(pepino + -eira)
nome feminino

1. Plantação de pepinos. = PEPINAL

2. [Botânica]   [Botânica]  Planta herbácea (Cucumis sativus) da família das cucurbitáceas. = PEPINEIRO

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

Começo a estar farto desta pepineira , deste valhacouto mundial..

Em regalias

Ao contrário de outros Festivais de musica e de outros géneros culturais, o Festival da Canção, com raras excepções, sempre primou pelo conservadorismo da maior parte das canções, cópias formatadas de segunda, de êxitos populares do pop mais pimbalhão que se produz por esse mundo fora. O festival da canção da Eurovisão…

Em Pedras Rolantes

Sinceramente, parece-me que o Jardim da Celeste, perdão, da Cláudia, é uma pepineira , com uma letra a explorar a necrofilia e uma musiquinha foleirota..

Em cronicasdorochedo

...do bar Urban Beach onde parece que se alberga uma parte agitação e da pepineira lisboetas – e das hormonas pós-adolescentes da região metropolitana da capital..

Em A Origem das Espécies

, nesta bambochata política de 43 anos de pepineira e banalidades, onde cada um faz o que quer, sem se importar se prejudica...

Em regalias
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber se as palavras escritas em letras maiúsculas são acentuadas. Ex.: ÁRVORE.
Na ortografia portuguesa, as palavras têm a mesma acentuação independentemente de serem grafadas com letras maiúsculas ou minúsculas. Assim, se pretender escrever árvore, ébano, ímpeto, óbito, único com inicial maiúscula ou totalmente em maiúsculas, deverá escrever Árvore ou ÁRVORE, Ébano ou ÉBANO, Ímpeto ou ÍMPETO, Óbito ou ÓBITO ou Único ou ÚNICO.

O texto do Acordo Ortográfico, que regula a ortografia do português europeu e que tem regras específicas para o uso de maiúsculas nas bases XXXIX a XLVII, não refere explicitamente este assunto, mas o próprio texto legal contém sempre acentos em maiúsculas, nomeadamente em palavras como "MINISTÉRIO", "Ámon", "Áustria-Hungria", "Nun'Álvares", "Índias" ou no nome do Presidente da República em 1945, "ANTÓNIO ÓSCAR DE FRAGOSO CARMONA".

Outras ortografias de línguas românicas próximas do português, como o espanhol ou o francês, têm o mesmo comportamento. A Real Academia Española (Ortografía de la Lengua Española, Madrid: Editorial Espasa Calpe, 1999, p. 53) refere explicitamente que as maiúsculas levam acento e que a Academia nunca estabeleceu uma norma em sentido contrário. Quanto ao francês, a tradição escolar costuma ensinar que as maiúsculas podem não ser acentuadas, não sendo essa, no entanto, a posição da Académie Française, que recomenda o uso sistemático das maiúsculas acentuadas; também a União Europeia, no Código de Redacção Interinstitucional relativo ao francês postula que as maiúsculas são, em princípio, sempre acentuadas (http://publications.europa.eu/code/fr/fr-240203.htm).




Gostaria de auxílio quanto ao uso correto do verbo assistir. Por exemplo, a frase assistir ao filme está correta ou devo dizer assistir o filme. Assistir ao doente ou assistir o doente?
De acordo com os dicionários e gramáticas de língua portuguesa, o verbo assistir, na acepção “ser espectador”, é usado como transitivo indirecto, isto é, selecciona objectos indirectos regidos pela preposição a. Assim sendo, a frase assistir ao filme é considerada a mais correcta. No português do Brasil, é possível encontrar usos deste verbo, neste sentido, como transitivo directo, pelo que a frase assistir o filme é muito frequente, apesar de não ser considerada preferencial por dicionários e gramáticas.

Na acepção “prestar auxílio médico”, o verbo assistir não se usa com a preposição a, visto que apenas selecciona objectos directos não regidos por preposição, daí que a frase correcta seja, neste caso, assistir o doente.

pub

Palavra do dia

chi·me·co |é|chi·me·co |é|


(inglês shoemaker, sapateiro)
nome masculino

[Portugal: Madeira, Informal]   [Portugal: Madeira, Informal]  Pessoa de baixa estatura. = BAIXOTE

Confrontar: chumeco.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/pepineira [consultado em 29-11-2021]