PT
BR
Pesquisar
Definições



vilipendiada

A forma vilipendiadapode ser [feminino singular de vilipendiadovilipendiado] ou [feminino singular particípio passado de vilipendiarvilipendiar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
vilipendiarvilipendiar
( vi·li·pen·di·ar

vi·li·pen·di·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Tratar com vilipêndio. = DESDENHAR, DESPREZAR, MENOSPREZAR

2. Considerar como vil ou indigno.

3. Desrespeitar.

etimologiaOrigem etimológica:vilipêndio + -ar.
vilipendiadovilipendiado
( vi·li·pen·di·a·do

vi·li·pen·di·a·do

)


adjectivoadjetivo

Que se vilipendiou.

etimologiaOrigem etimológica:particípio de vilipendiar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "vilipendiada" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Existe o verbo chaqualhar (no sentido de agitar)? Vi que existe chocalhar (que teria o mesmo sentido), mas em nosso dia-a-dia usamos chaqualar. Existe? É assim que se escreve? Ou assim: chacualhar?
A forma correcta é chacoalhar, como pode verificar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa .



Qual a escrita correcta para o planeta? Urano ou Úrano?
Os vocabulários tidos como as maiores referências para o português europeu (Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves e Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado) registam apenas a forma Úrano, referindo Rebelo Gonçalves que a forma Urano, apesar de corrente, “é inexacta”. Esta indicação deve-se à forma latina Uranus, em que o U da antepenúltima sílaba é uma vogal longa (sendo o -a- da penúltima sílaba uma vogal breve), o que corresponde geralmente a uma palavra esdrúxula em português.

No entanto, parece ter havido uma regularização da acentuação da palavra (em português, o padrão mais regular de acentuação é o das palavras graves, isto é, acentuadas na penúltima sílaba), e é de facto muito corrente a forma Urano, inclusivamente com registo em dicionários. Por este motivo, e apesar de a forma Úrano ser a preferida pelos autores mais puristas, pode hoje considerar-se aceitável também a forma Urano.