Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

vilipendia

3ª pess. sing. pres. ind. de vilipendiarvilipendiar
2ª pess. sing. imp. de vilipendiarvilipendiar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

vi·li·pen·di·ar vi·li·pen·di·ar

- ConjugarConjugar

(vilipêndio + -ar)
verbo transitivo

1. Tratar com vilipêndio. = DESDENHAR, DESPREZAR, MENOSPREZAR

2. Considerar como vil ou indigno.

3. Desrespeitar.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "vilipendia" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...do exercício do poder presidencial”, afirmando que os atos e falas do presidente ‘ vilipendia ’ a democracia brasileira..

Em www.sganoticias.com.br

POR FERNANDO BRITO · 19/02/2020 Estamos mesmo nas mãos de uma família de alucinados, que não tem respeito por nada nem por ninguém. O “senador” (assim mesmo, com aspas) Flávio Bolsonaro acaba de publicar no Twitter um vídeo obtido por algum “amigo” na polícia baiana onde expõe o cadáver, nu, do miliciano Adriano Nóbrega…

Em www.sganoticias.com.br

Vilipendia também a dignidade, a honra e o decoro que a lei exige do

Em www.sganoticias.com.br

Preciso de desagravar-me do vulgar piteco que vocifera no autocarro, da porca que vilipendia a cria, do modernaço com a sexualidade a tiracolo..

Em daniel abrunheiro

...fosse escolhido para receber um encontro internacional organizado pelos EUA, passando pela forma como vilipendia pessoas que fizeram ou fazem parte da sua administração (já nem falemos de como...

Em a peida é um regalo ... do nariz a gente trata
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Se se pode dizer que o verbo ser indica uma qualidade ou um estado permanente (ex. Ele é muito doente, O mar é salgado), enquanto o verbo estar indica uma qualidade ou um estado temporário ou pontual (ex. Ele está muito doente, O mar está calmo); qual é o uso de ser e estar em situações geográficas? Devo usar o verbo ser para dizer A escola é atrás da farmácia ou A escola está atrás da farmácia?
Na expressão de localizações geográficas deverão ser usados os verbos ser (ex.: a escola é atrás da farmácia) ou ficar (ex.: a escola fica atrás da farmácia), atendendo à estabilidade ou imobilidade dessa localização. Quando se trata de seres ou coisas móveis, a localização poderá ser feita com o verbo estar (ex.: a carrinha está em frente à porta).

Assim, reiterando o que foi dito nas respostas ser e estar e ser ou estar, o verbo ser implica qualidade ou situação que não depende de determinada(s) circunstância(s), ao contrário de estar, que implica uma eventualidade conhecida do falante.




Poderia me ajudar me dizendo o plural de quarta-feira?
Conforme pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam, o plural de quarta-feira é quartas-feiras.
pub

Palavra do dia

clo·ro·se |ró|clo·ro·se |ró|


(francês chlorose)
nome feminino

1. [Botânica]   [Botânica]  Amarelecimento ou branqueamento patológico das folhas ou de outros tecidos normalmente verdes de uma planta, geralmente por deficiência de nutrição (ex.: clorose matizada).

2. [Medicina]   [Medicina]  Anemia que atinge geralmente mulheres jovens, caracterizada por uma palidez amarelada ou esverdeada e excessiva fraqueza, associada a perturbações menstruais. = CLOREMIA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/vilipendia [consultado em 29-11-2022]