PT
BR
Pesquisar
Definições



vergalho

A forma vergalhopode ser [primeira pessoa singular do presente do indicativo de vergalharvergalhar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
vergalhovergalho
( ver·ga·lho

ver·ga·lho

)


nome masculino

1. Membro genital do boi ou do cavalo, depois de cortado e seco.

2. Chicote; azorrague.

3. [Popular] [Popular] Velhaco; patife; meliante.

4. [Regionalismo] [Regionalismo] Homem de rija têmpera; homem teso.

5. [Calão] [Tabuísmo] Órgão sexual masculino. = PÉNIS

etimologiaOrigem etimológica:verga + -alho.
vergalharvergalhar
( ver·ga·lhar

ver·ga·lhar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Dar vergalhadas.

2. Bater com vergalho.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: AÇOITAR, AZORRAGAR, CHICOTEAR

etimologiaOrigem etimológica:vergalho + -ar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "vergalho" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como se pronuncia xenofobia? É xenofobia ou zenofobia?
O x- de xenofobia pronuncia-se ch, como na palavra chave, pois esta é a pronúncia em português para a letra X em início de palavra (ex.: xadrez, xenofobia, xisto, xô). São raros os casos em que a letra x se pronuncia [z] e estes casos correspondem a um contexto intervocálico em algumas palavras começadas por e- (ex.: exagerar, exemplo, existir, exótico, exuberante) ou nos seus derivados (ex.: coexistir, inexacto, preexistir, reexaminar, sobreexaltar [ou sobre-exaltar, segundo o Acordo Ortográfico de 1990 - ver Base XVI, 1.º, alínea b)]).



Num trabalho escolar estou encarregado de conseguir o máximo de palavras com 15 e 19 letras, incluindo gírias. Se pudessem me ajudar eu estaria muito grato. Tentei procurar no seu site mas não consegui.
Não sendo nossa intenção substituir-nos ao esforço e empenhamento que deve implicar um trabalho de casa, segue uma breve amostra de algumas palavras com o número de letras que menciona.

A língua tem muitas mais; para encontrar outras, basta usar alguns mecanismos de derivação (por exemplo, usar adjectivos de 10 ou 14 letras seguidos do sufixo -mente para formar advérbios de modo de 15 ou 19 letras). Com um pouco de esforço e criatividade é possível aumentar a lista.

Palavras com 15 letras: cinematográfico, desaconselhável, espiritualidade, fundamentalismo, microcomputador, narcotraficante, obrigatoriedade, particularidade, telecomunicação, vulnerabilidade.

Palavras com 19 letras: antiparlamentarista, bacteriologicamente, constitucionalidade, descongestionamento, estenodatilográfico, fantasmagoricamente, galvanocauterização, impressionantemente, laringofaringíticos, misericordiosamente.