PT
BR
Pesquisar
Definições



uvapassa

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
uvauva
( u·va

u·va

)
Imagem

BotânicaBotânica

O fruto da videira.


nome feminino

1. [Botânica] [Botânica] O fruto da videira.Imagem

2. Cada um dos bagos que formam um cacho.

3. Designação genérica dos frutos das videiras.

4. Nome de diferentes plantas cujos frutos são ordinariamente em cachos.


pôr as uvas em pisa a alguém

Dar-lhe grande sova, causar-lhe grande dano.

uva passa

A que foi seca ao sol, em forno ou em evaporador.

uvas de enforcado

As que pendem das árvores. = VINHA DE ENFORCADO

etimologiaOrigem etimológica:latim uva, -ae.
Confrontar: ova.
Colectivo:Coletivo:Coletivo:cacho, racemo, racimo, uvaça, vindima.
uvapassauvapassa

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Descomentar: no FLiP existe a conjugação do verbo mas pelo que pesquisei na net e dicionários esta palavra não existe em Português. Penso que só é usada em termos informáticos e no Brasil. Qual será o seu significado?
O verbo descomentar não se encontra registado em nenhum dicionário de língua portuguesa à nossa disposição, mas uma pesquisa na Internet revela que é usado tanto em sites portugueses como em sites brasileiros. Nenhum dicionário consegue registar exaustivamente o léxico de uma língua, nomeadamente no que diz respeito a neologismos, dada a grande produtividade da língua, especialmente pela aposição de afixos a palavras já existentes. A palavra encontra-se bem formada, resultando da aposição do prefixo des- ao verbo comentar, e significa “retirar o carácter de comentário a” (ex.: o programador descomentou algumas linhas do código do programa).



Gostaria de saber se se pode distinguir a palavra 'garnisé' em garniso (masc) e garnisa (fem.) A dúvida prende-se quanto à forma de distinguir quanto ao género.
A palavra garnisé, para além de adjectivo uniforme (ex.: galo garnisé, galinha garnisé), pode também ser usada como substantivo comum de dois (possui uma mesma forma para os dois géneros), flexionando apenas em número (ex.: tinha algumas garnisés na capoeira; o garnisé cantou) e não apresentando, portanto, as flexões de género que refere. Neste tipo de substantivos, o feminino ou o masculino é indicado pelos determinantes com que coocorrem (nos exemplos acima, algumas e o), que flexionam em género, consoante o sexo do referente.