Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

tropeção

tropeçãotropeção | n. m. | adj.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

tro·pe·ção tro·pe·ção


(tropeço + -ão)
nome masculino

1. Acto ou efeito de tropeçar. = TROPEÇAMENTO, TROPICÃO

2. Erro, engano ou lapso.

adjectivo
adjetivo

3. Que tropeça muito. = TROPEÇUDO

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "tropeção" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

O Benfica não foi além de um empate a um golo na receção ao Moreirense, num jogo em que dominou, mas em que até esteve a perder, não conseguindo depois melhor do que a igualdade. João Mário tenta ultrapassar Fábio Pacheco. JOSE SENA GOULAO/LUSA © 2022 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. O Benfica voltou a 'marcar…

Em A PAIXÃO O BENFICA E O A.VISEU

...do que a soma de todos os partidos da Direita, graças a um novo tropeção do PSD, que perde dois pontos face a abril (24

Em www.ultraperiferias.pt

Antigo treinador do Sporting, Manuel José acredita que o tropeção em Moreira de Cónegos não belisca a campanha da formação orientada por Rúben Amorim...

Em Fora-de-jogo

...o Benfica chegue a campeão, mas antecipa “alguma emoção” na I Liga, com este tropeção da equipa de Alvalade..

Em Fora-de-jogo

fundo porque a temporada era longa e um tropeção seria o suficiente para tudo regressar à estaca zero..

Em Continental Circus
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber como se escreve um valor quebrado de porcentagem por extenso. Pois se 10% eu escrevo "dez por cento", então como eu escreveria 10,30%?
Para escrever por extenso um número inteiro seguido de um valor fraccionário decimal (ex.: 10,30%), poderá referir a vírgula por extenso (ex.: dez vírgula trinta por cento ou dez vírgula três por cento) ou, alternativamente (e esta será uma forma menos usual), utilizar os numerais fraccionários a seguir aos numerais cardinais (ex.: dez e trinta centésimos por cento ou dez e três décimos por cento). Nesta última hipótese, pode ainda ser usado o adjectivo inteiro para melhor distinguir os numerais cardinais dos fraccionários (ex.: dez inteiros e trinta centésimos por cento ou dez inteiros e três décimos por cento) ou ainda utilizar o adjectivo percentual em vez da locução por cento (ex.: dez e trinta centésimos percentuais; dez e três décimos percentuais). Perante as várias possibilidades, é de referir que a opção tomada deverá ser mantida ao longo de um mesmo texto, sempre que referir este tipo de números, por uma questão de coerência textual.



Gostaria de saber qual a definição correta para uma ação tomada sobre um determinado assunto ou fato que ocorreu e que já tenha sido resolvido. A ação tomada foi eficaz ou a ação tomada foi eficiente?
Eu sei que existe uma classificação para tal. A ação tomada pode ter sido eficiente porém não eficaz ou eficaz porém não eficiente?
Os adjectivos eficaz e eficiente são sinónimos em várias acepções, pelo que não existe a diferença que refere entre as duas palavras.

Geralmente utiliza-se o adjectivo eficiente para qualificar pessoas e eficaz para qualificar nomes abstractos, como acções ou processos, apesar de esta distinção não ser muito rígida.

Na frase que refere, o mais usual seria utilizar o adjectivo eficaz (A acção tomada foi eficaz), mas não estaria errada se utilizasse o adjectivo eficiente.

pub

Palavra do dia

ses·qui·pe·dal ses·qui·pe·dal


(latim sesquipedalis, -e)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que tem pé e meio de comprido.

2. [Jocoso]   [Jocoso]  Que é muito grande (ex.: ignorância sesquipedal; versos sesquipedais).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/trope%C3%A7%C3%A3o [consultado em 23-01-2022]