PT
BR
Pesquisar
Definições



trigueirinho

A forma trigueirinhoé [derivação masculino singular de trigueirotrigueiro].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
trigueirotrigueiro
( tri·guei·ro

tri·guei·ro

)


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

1. Que ou quem é da cor acastanhada do trigo maduro. = MORENO


nome masculino

2. [Ornitologia] [Ornitologia] Pequena ave passeriforme da família dos emberizídeos (Emberiza cia), com padrão listado preto e branco na cabeça e corpo acastanhado. = CIA, ESCREVEDEIRA-DE-GARGANTA-CINZENTA

etimologiaOrigem etimológica:trigo + -eiro.


Dúvidas linguísticas



Os nomes próprios têm plural: ex. A Maria, as Marias?
Os nomes próprios de pessoa, ou antropónimos, também podem ser flexionados no plural, designando várias pessoas com o mesmo prenome (No ginásio há duas Marias e quatro Antónios) ou aspectos diferentes de uma mesma pessoa/personalidade (Não sei qual dos Joões prefiro: o João aventureiro que começou a empresa do zero, e que vestia calças de ganga, ou o João empresário de sucesso, que só veste roupa de marca).
Os nomes próprios usados como sobrenome podem igualmente ser flexionados no plural. Neste caso, convergem duas práticas: a mais antiga, atestada no romance Os Maias de Eça de Queirós, pluraliza artigo e nome próprio (A casa dos Silvas foi vendida) e a mais actual pluraliza apenas o artigo (Convidei os Silva para jantar).




Deve-se dizer biopsar ou biopsiar?
Nenhuma das formas (biopsiar ou biopsar) se encontra registada nesta data em dicionários ou vocabulários. No entanto, a julgar pelas ocorrências na Internet, a mais frequente é biopsiar, que é também a que se encontra correctamente formada (da junção da raiz de biopsia com o sufixo -ar), seguindo o paradigma de outros verbos como acariciar (a- + carícia + -ar), amaciar (a- + macio + -ar), auxiliar (auxílio + -ar), premiar (prémio + -ar), penitenciar (penitência + -ar) ou odiar (ódio + -ar).