PT
BR
Pesquisar
Definições



tribunal

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
tribunaltribunal
( tri·bu·nal

tri·bu·nal

)


nome masculino

1. Lugar onde se administra justiça.

2. Lugar onde qualquer magistrado desempenha o seu cargo.

3. Conjunto de magistrados que compõem o tribunal.

4. Audiência.

5. Jurisdição de magistrado.

6. [Figurado] [Figurado] Diz-se da jurisdição de coisas morais consideradas como juízes.


supremo tribunal administrativo

[Portugal] [Portugal] [Direito] [Direito]  Órgão superior da hierarquia dos tribunais administrativos e fiscais que tem por função principal zelar pela legalidade dos actos administrativos, assegurando a sua conformidade com a legislação e com a constituição. (Com inicial maiúscula.)

supremo tribunal de justiça

[Portugal] [Portugal] [Direito] [Direito]  Órgão superior da hierarquia dos tribunais judiciais, com competência territorial nacional em matéria cível, em matéria penal e em matéria social. (Com inicial maiúscula.) = SUPREMO

supremo tribunal federal

[Brasil] [Brasil] [Direito] [Direito]  Órgão máximo do poder judiciário que tem por função principal julgar questões de constitucionalidade e zelar pela constituição brasileira. (Com inicial maiúscula.) = SUPREMO

tribunal constitucional

[Portugal] [Portugal] [Direito] [Direito]  Tribunal responsável por fiscalizar a constitucionalidade das leis e de outros actos normativos, garantindo a sua conformidade com a constituição portuguesa. (Com inicial maiúscula.) = CONSTITUCIONAL

tribunal de árbitros avindores

[Antigo] [Antigo] [Direito] [Direito]  Designação dada a um tribunal de assuntos laborais.

tribunal de contas

[Portugal] [Portugal] [Direito] [Direito]  Órgão supremo de fiscalização da legalidade das despesas públicas. (Com inicial maiúscula.)

tribunal da inconfidência

[Antigo] [Antigo] [Direito] [Direito]  O que julgava os crimes de alta traição.

tribunal da relação

[Direito] [Direito]  Tribunal de segunda instância, onde sobem por agravo ou apelação as causas julgadas ou pendentes nos tribunais de primeira instância. (Com inicial maiúscula.) = RELAÇÃO

tribunal de Deus

[Religião] [Religião]  Justiça divina.

tribunal de júri

[Direito] [Direito]  Conjunto de cidadãos que deve julgar um processo penal juntamente com um colectivo juízes.

tribunal de penitência

[Religião católica] [Religião católica]  O confessionário; a confissão.

etimologiaOrigem etimológica:latim tribunal, -alis.

vistoPlural: tribunais.
iconPlural: tribunais.
tribunaltribunal

Auxiliares de tradução

Traduzir "tribunal" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).




Constantemente uso o dicionário on-line Priberam. Hoje tive uma dúvida a respeito da ortografia da palavra superestrutura. No dicionário Aurélio está escrito da forma anteriormente mencionada, no dicionário da Priberam está superstrutura. Gostaria então de através deste, fazer a seguinte pergunta: a ortografia e significado das palavras em Português de Portugal diferem do Português do Brasil?
Não se trata propriamente de uma variação ortográfica, pois não há, em nenhuma das duas normas, determinação ortográfica que impeça uma das duas formas. Trata-se, sim, de uma diferença entre a tradição lexicográfica portuguesa (onde a forma superstrutura é registada e a forma superestrutura mais rara - apesar de registada, por exemplo, no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, ou no Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora) e a tradição lexicográfica brasileira (onde a forma superestrutura é registada e a forma superstrutura quase inexistente - apesar de registada, por exemplo, no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras).