Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

tremedoiro

tremedoirotremedoiro | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

tre·me·doi·ro tre·me·doi·ro


nome masculino

O mesmo que tremedouro.

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

Acto que tem criado um tremedoiro por essa Europa fora..

Em capeiaarraiana.pt

...o Edmundo, acachapado dentro da samarra por detrás do purgatório pintado, com um tal tremedoiro na voz e nas mãos, que a custo segurava o estadulho com que jurara...

Em CHAVES

...com os olhos nele, mais branco que um lençol de linho fino e um tremedoiro tal nas mãos, nem que tivesse caído ao fundão do rigueiro em manhã de...

Em CHAVES

O tremedoiro dos dentes

Em CHAVES

...adro, os rapazes puxavam umas fumaças, entre chistes e larachas que mais atiçavam o tremedoiro do Ramiro..

Em CHAVES
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Procurei o substantivo airela (que, acredito, refere-se a uma fruta vermelha, muito comum aqui na Suécia - em sueco chama-se "lingon"). Vi em alguns lugares como "airela vermelha", mas a palavra "airela" não consta em seu dicionário. Será que existe e será que pertence mesmo à língua portuguesa?
A palavra airela surge registada em alguns dicionários e vocabulários de língua portuguesa, nomeadamente no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, e designa um tipo de baga vermelha do género Vaccinium. É muito grande a variedade de espécies de bagas que pertencem a este género e as designações vulgares para elas são variadas, como, por exemplo, arando ou arando vermelho.



Está correto escrever numa tela de entrada de dados: nome do autorizante, matrícula do autorizante, endereço do autorizante? Não seria do autorizador ou autorizado?
Apesar de a palavra autorizante não se encontrar registada nos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, a sua formação é regular (adjunção do sufixo -ante ao verbo autorizar), pelo que o seu uso é possível.

O sufixo -ante é bastante produtivo na língua portuguesa, usando-se, tal como o sufixo -dor, para designar ou qualificar o agente da acção (ex.: acusador/acusante, maçador/maçante, ocupador/ocupante), como substantivo (ex.: o acusante terá de provar a acusação, ele é um maçador) ou como adjectivo (ex.: conversa maçadora, força ocupante).

pub

Palavra do dia

mar·ci·á·ti·co mar·ci·á·ti·co


(latim martiaticus, -a, -um, marcial, militar)
adjectivo
adjetivo

Relativo ao planeta Marte. = MARCIANO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/tremedoiro [consultado em 28-11-2022]