PT
BR
Pesquisar
Definições



tratores

A forma tratoresé [masculino plural de tractortratortrator].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
tractortratortrator
|àtô| |àtô| |àtô|
( trac·tor tra·tor

tra·tor

)
Imagem

Que ou o que produz tracção (ex.: veículo tractor; máquina tractora; veículo pesado constituído por um tractor e um semi-reboque).


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

1. Que ou o que produz tracção (ex.: veículo tractor; máquina tractora; veículo pesado constituído por um tractor e um semi-reboque).Imagem


nome masculino

2. Veículo automóvel pesado que possui um motor potente cujas rodas aderem fortemente ao terreno e serve para arrastar charruas, reboques, etc.Imagem

etimologiaOrigem etimológica:inglês tractor, do latim tractus, -a, -um, particípio passado de traho, -ere, arrastar, puxar.

sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: trator.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: tractor.
grafiaGrafia no Brasil:trator.
grafiaGrafia em Portugal:tractor.
tratorestratores

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



"Rastreabilidade" pode ou não ser usada em português correcto?
A palavra rastreabilidade (com o significado “qualidade do que é rastreável”), apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, apresenta uma formação correcta (de acordo com o paradigma -ável / -abilidade), pelo que o seu uso é possível. O adjectivo rastreável (de rastrear + sufixo -ável), apesar da sua formação correcta e da sua relativa frequência, apenas se encontra registado no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras.



Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).