Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

topas

2ª pess. sing. pres. ind. de topartopar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

to·par to·par

- ConjugarConjugar

(origem onomatopaica)
verbo transitivo e pronominal

1. Encontrar(-se); deparar(-se) (ex.: não conseguia topar o relógio; topou com alguns colegas no restaurante; topa-se muitas vezes com o vizinho nas escadas do prédio).

verbo transitivo

2. Dar com o pé em. = TROPEÇAR

3. Ir de encontro a. = CHOCAR, COLIDIR

4. [Informal]   [Informal]  Entender, compreender (ex.: ainda é uma criança mas já topa tudo).

5. [Jogos]   [Jogos]  No jogo, aceitar ou igualar (a aposta, o desafio, a parada).

6. [Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Ter simpatia por; gostar de (ex.: não topa a vizinha).

7. [Brasil: Nordeste]   [Brasil: Nordeste]  Perseguir, montado a cavalo (ex.: topar o touro bravio).

verbo transitivo e intransitivo

8. [Informal]   [Informal]  Aceitar, concordar (ex.: ela topou participar no programa de televisão; fizeram uma proposta mas ele não topou).

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "topas" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Dúvidas linguísticas


Como se escreve esta palavra: ortorrectificada, orto-rectificada ou ortorectificada?
O elemento de formação orto- não deverá ser separado por hífen dos elementos aos quais se apõe, pelo que deverá escrever ortorrectificada e não *orto-rectificada (o asterisco indica a formação inadequada do vocábulo).

Acerca da formação de palavras com elementos de composição, poderá consultar outra dúvida já respondida sobre o mesmo assunto em hífen e elementos de formação.




Demérito e desmérito. Não será demérito a "forma mais correcta" tendo em conta a etimologia da palavra? Desmérito não terá sido formado apenas pelo prefixo des- para provocar a negação do que se lhe segue como em desentendido, desmentido, desfazer?
As formas demérito e desmérito encontram-se ambas registadas em vários dicionários de língua portuguesa, apesar de a primeira, segundo o Dicionário Houaiss, se encontrar atestada em textos portugueses desde o séc. XVI e a segunda forma apenas ter registo escrito no séc. XIX. A forma demérito deriva do latim demeritus, mas não é por essa razão que desmérito, formado regularmente através da aposição do prefixo des- ao substantivo mérito, não se pode considerar correcto. Cabe ao falante/escrevente decidir qual das duas formas utilizar, não esquecendo que no mesmo texto, por uma questão de coerência, deverá dar-se preferência apenas a uma das formas.
pub

Palavra do dia

en·qui·rí·di·o en·qui·rí·di·o


(grego egkheirídion, punhal, punho, manípulo, manual, guia, ferramenta)
nome masculino

1. Livro ou manual, geralmente de autor antigo, que resume noções básicas de um assunto, de uma arte ou de uma área de conhecimento. = EPÍTOME

2. [Por extensão]   [Por extensão]  Obra de pequeno formato para fácil transporte, usada para consultar amiúde e que contém os principais elementos de uma ciência, de uma arte, etc. = EMENTÁRIO, PRONTUÁRIO, VADE-MÉCUM

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/topas [consultado em 05-02-2023]