Significado de tombo-no-lo

    A forma tombo-no-lopode ser [masculino singular de tombotombo] ou [primeira pessoa singular do presente do indicativo de tombartombar].

    Secção de palavras relacionadas

    Secção de palavras relacionadas

    Secção de palavras relacionadas

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "tombo-no-lo" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    palhaça | n. f.

    Habitação feita de palha....


    tombo | n. m.

    Inventário autêntico dos bens de raiz com as suas demarcações e confrontações....


    cutrelha | n. f.

    Usado na locução adverbial de cutrelha, aos tombos, de escantilhão....


    rodelo | n. m.

    Tomba no calçado....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "tombo-no-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber qual a diferença entre os sons vozeados e os sons não vozeados da língua portuguesa.


      Sou formanda de um curso de qualificação profissional e no âmbito do mesmo tenho aulas de Português. Pelo menos duas vezes, fui confrontada com ensinamentos que não me parecem correctos.
      Primeira: a professora diz-nos que o advérbio de modo raramente é uma palavra esdrúxula. Recordo ainda a voz da minha professora da Escola Secundária, dizendo-nos que todos os advérbios de modo são palavras graves. Não importa de que adjectivo venham, ao transformarem-se em advérbios de modo a sílaba tónica passa a ser “men” (a penúltima) e, portanto, são palavras graves.
      Segunda: esta senhora pôs-nos hoje a completar frases com o presente do conjuntivo de alguns verbos. Uma das frases compreendia a primeira pessoa do plural do verbo conseguir que ela completou com "consígamos" (até o corrector ortográfico do computador discorda!). Esta eu já verifiquei no vosso site (perdoem-me os anglicismos) e efectivamente não vejo acento no i.