PT
BR
Pesquisar
Definições



termoacústica

A forma termoacústicapode ser [feminino singular de termoacústicotermoacústico] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
termoacústicatermoacústica
( ter·mo·a·cús·ti·ca

ter·mo·a·cús·ti·ca

)


nome feminino

[Física] [Física] Estudo, baseado na termodinâmica e na acústica, em relação à possibilidade de a energia mecânica de uma onda acústica se poder converter em energia térmica e vice-versa.

etimologiaOrigem etimológica:feminino de termoacústico.
termoacústicotermoacústico
( ter·mo·a·cús·ti·co

ter·mo·a·cús·ti·co

)


adjectivoadjetivo

1. Que é relativo às condições térmicas e acústicas (ex.: isolamento termoacústico).

2. Que faz isolamento térmico e sonoro (ex.: blocos termoacústicos; telhas termoacústicas).

3. [Física] [Física] Relativo à possibilidade de a energia mecânica de uma onda acústica se poder converter em energia térmica e vice-versa (ex.: efeito termoacústico).

etimologiaOrigem etimológica:termo- + acústico.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Ao fazer a pesquisa do termo prescindir, observei que constava como verbo intransitivo. Pesquisei, no entanto, no dicionário Aurélio e constava como verbo transitivo. Gostaria de alertar para esse possível erro.
Apesar de, actualmente, o verbo prescindir dever ser considerado um verbo transitivo indirecto, como faz o Aurélio, a classificação mais tradicional em dicionários portugueses (diferentemente de dicionários brasileiros como o Aurélio ou o Houaiss) é classificar verbos com regência de proposições que não sejam a (como "entregar a") como intransitivos (como é o caso de "prescindir de"). Em casos semelhantes, é normal encontrar discrepâncias entre dicionários portugueses e brasileiros, sendo a classificação dos segundos geralmente mais rigorosa.



Gostaria de saber qual o antônimo de pensando.
É difícil encontrar uma palavra antónima para o verbo pensar (o mais fácil é a locução não pensar). No entanto, e apenas em alguns contextos, é possível utilizar o antónimo esquecer (por exemplo, pensou no pai) ou desconhecer (por exemplo, pensou na solução mais correcta).