PT
BR
Pesquisar
Definições



termoablação

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
termoablaçãotermoablação
termoablação


nome

(A definição desta palavra estará disponível brevemente. Envie comentários ou sugestões para dicionario@priberam.pt)


Dúvidas linguísticas



Ao fazer a pesquisa do termo prescindir, observei que constava como verbo intransitivo. Pesquisei, no entanto, no dicionário Aurélio e constava como verbo transitivo. Gostaria de alertar para esse possível erro.
Apesar de, actualmente, o verbo prescindir dever ser considerado um verbo transitivo indirecto, como faz o Aurélio, a classificação mais tradicional em dicionários portugueses (diferentemente de dicionários brasileiros como o Aurélio ou o Houaiss) é classificar verbos com regência de proposições que não sejam a (como "entregar a") como intransitivos (como é o caso de "prescindir de"). Em casos semelhantes, é normal encontrar discrepâncias entre dicionários portugueses e brasileiros, sendo a classificação dos segundos geralmente mais rigorosa.



É correto falar Os Estados Unidos ou O Estados Unidos, já que se refere a um país?
A locução substantiva Estados Unidos corresponde gramaticalmente a um masculino plural, pelo que a concordância do artigo deverá ser sempre com o masculino plural (ex.: Os Estados Unidos são poderosos), mesmo correspondendo semanticamente a um só país, do mesmo modo que há outros nomes de países que correspondem a um masculino singular (ex.: O Brasil é imenso), a um feminino singular (ex.: A França é conhecida pela gastronomia) ou a um feminino plural (ex.: As Fidji são bonitas).