PT
BR
Pesquisar
Definições



teleeducação

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
teleeducaçãotele-educaçãoteleeducaçãotele-educação
( te·le·e·du·ca·ção te·le·-e·du·ca·ção

te·le·e·du·ca·ção

te·le·-e·du·ca·ção

)


nome feminino

Ensino escolar à distância, sem a presença física do professor, ministrado através da Internet ou de outros meios de comunicação à distância, nomeadamente rádio, televisão ou envio de videocassetes. = TELEDUCAÇÃO

etimologiaOrigem etimológica:tele- + educação.

sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: tele-educação.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: teleeducação.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:tele-educação.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: teleeducação.
teleeducaçãoteleeducação


Dúvidas linguísticas



Se seis meses é um semestre, como se designam cinco meses?
Tal como é referido na resposta quinquimestral, o prefixo de origem latina quinqui- (que indica a noção de “cinco”) é bastante produtivo, sendo possível formar a palavra quinquimestre para designar um período de cinco meses. Esta palavra não se encontra registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas a sua formação respeita as regras morfológicas da língua portuguesa.



Recentemente encontrei uma palavra escrita de duas maneiras diferentes, ambas referentes a um mamífero conhecido: ouriço-cacheiro e ouriço-caixeiro. Gostaria de saber se está correcto utilizar ambas as representações.
A forma correcta é ouriço-cacheiro, uma vez que esta é a designação de várias espécies de pequenos mamíferos que se enrolam quando pressentem perigo, escondendo-se sob os espinhos. A palavra é composta por justaposição do substantivo ouriço e do adjectivo cacheiro, que significa "que se esconde". A forma *ouriço-caixeiro é incorrecta, como indica o asterisco, e resulta da confusão entre as palavras parónimas (têm pronúncia e grafia semelhantes) cacheiro e caixeiro, sendo esta última um substantivo que designa geralmente uma pessoa que efectua vendas ao público ou uma pessoa que fabrica caixas ou que trabalha com elas.