Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

teias

fem. pl. de teiateia
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

tei·a tei·a


(latim tela, -ae)
nome feminino

1. Tecido de linho, cânhamo, algodão, etc. = TRAMA

2. Rede feita pela aranha.Ver imagem = ARANHEIRA

3. [Figurado]   [Figurado]  Estrutura, organismo, fábrica.

4. Enredo, intriga.

5. Série, conjunto, sequência.

6. Cerco, círculo, liça.

7. Divisória ou gradeamento que separa parte de igreja, tribunal ou sala de outra parte em que o público é admitido.

8. [Agricultura]   [Agricultura]  Espécie de cotão que nasce em roda dos cachos das uvas e dos botões das árvores e que lhes é nocivo.

9. [Linguagem poética]   [Linguagem poética]  Facho; archote; tocha; teda.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "teias" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...mantinham muito ineficazes ao longo dos milénios, e dominar o mundo, onde as suas teias de influência estavam a ser mais bem sucedidas do que na caça ao seu...

Em intergalacticrobot

história pode estar na intriga política e nas teias dos negócios obscuros, mas há espaço para pequenos momentos pessoais que são particularmente poderosos..

Em As Leituras do Corvo

Nem todas as histórias são feitas de grandes dramas, de teias de intrigas e de violência, de conspirações, segredos e acontecimentos apocalípticos..

Em As Leituras do Corvo

...muitos determinados pelas cativações, o que está escrito para não ser gasto, e pelas teias das burocracias de quem tem o poder de autorizar que se faça..

Em A RODA

...deu meio passo para trás, ajustando a spider gun mais uma vez para disparar teias nos pés do blood painter, fazendo-o tropeçar nas raízes da árvore..

Em confrariadearton.blogspot.com
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


A palavra pirâmide é apresentada pelo DLPO como de origem latina mas, no 1º teste do campeonato de português são colocadas 5 hipóteses e nenhuma é latina: egípcia, árabe, grega, germânica e celta. Penso que será grega mas gostaria de confirmar.
Como se pode ler no verbete pirâmide do Dicionário de Língua Portuguesa On-line, esta tem origem grega (“Gr. pyramís, pyramídos“), mas entrou no português através do latim (“do Lat. pyramide“).



Qual das duas frases abaixo está correta: Viva as diferenças ou Vivam as diferenças?
Regra geral, o predicado deve concordar com o sujeito, pelo que a frase Vivam as diferenças está correcta. No caso da frase Viva as diferenças, ela é considerada correcta por alguns gramáticos (cf. Celso Cunha e Lindley Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, 14.ª ed., Lisboa, Edições João Sá da Costa, 1998, p. 466), que afirmam que a forma verbal do presente do conjuntivo viva adquiriu um valor de interjeição, pelo que a concordância com o sujeito deixou de ser obrigatória (esta justificação parece, no entanto, um pouco contraditória com o facto de as interjeições geralmente não se relacionarem sintacticamente com outros constituintes da oração).
pub

Palavra do dia

su·per·va·câ·ne·o su·per·va·câ·ne·o


(latim supervacaneus, -a, -um)
adjectivo
adjetivo

Que ultrapassa as necessidades básicas. = INÚTIL, REDUNDANTE, SUPÉRFLUO, SUPERVÁCUOESSENCIAL, IMPRESCINDÍVEL, INDISPENSÁVEL

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/teias [consultado em 26-11-2021]