PT
BR
Pesquisar
Definições



tatuzinho

A forma tatuzinhopode ser [derivação masculino singular de tatutatu] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
tatuzinhotatuzinho
( ta·tu·zi·nho

ta·tu·zi·nho

)
Imagem

BrasilBrasil

ZoologiaZoologia

Designação dada a vários pequenos crustáceos isópodes terrestres, com grande número de patas, que vivem geralmente em sítios sombrios e húmidos e se enrolam quando tocados. (Equivalente no português de Portugal: bicho-de-conta.)


nome masculino

1. Pequeno tatu.

2. [Brasil] [Brasil] [Zoologia] [Zoologia] Designação dada a vários pequenos crustáceos isópodes terrestres, com grande número de patas, que vivem geralmente em sítios sombrios e húmidos e se enrolam quando tocados. (Equivalente no português de Portugal: bicho-de-conta.)Imagem = BARATA-DA-PRAIA, BARATINHA, ONISCO

etimologiaOrigem etimológica:tatu + -zinho.
tatutatu
( ta·tu

ta·tu

)


nome masculino

1. [Zoologia] [Zoologia] Nome comum a vários mamíferos xenartros da América do Sul cujo corpo é revestido de uma couraça.

2. [Botânica] [Botânica] Árvore americana própria para construções.

3. [Brasil] [Brasil] Bailado campestre, espécie de fandango.

etimologiaOrigem etimológica:tupi ta'tu.

Palavras vizinhas



Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta: perda de tempo ou perca de tempo?
As formas perda e perca são sinónimas, e encontram-se registadas como tal, por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves (Coimbra Editora, 1966) e em dicionários como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências/Verbo, 2001) ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Círculo de Leitores, 2002).

No entanto, a forma preferencial é perda, uma vez que a variante perca tem origem mais popular, devendo ser utilizada apenas em contextos mais informais.




Na frase seguinte, como se escreve: previligia/priviligia/priveligia? "Com uma política comercial que priviligia o bom atendimento"?
A grafia correcta não é nenhuma das apontadas, mas sim privilegia, 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo privilegiar, que deriva do substantivo privilégio.

Poderá esclarecer esta e outras dúvidas ortográficas utilizando o corrector ortográfico do FLiP On-Line.