PT
BR
Pesquisar
Definições



tabernáculo

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
tabernáculotabernáculo
( ta·ber·ná·cu·lo

ta·ber·ná·cu·lo

)


nome masculino

1. [Religião] [Religião] Templo portátil dos hebreus.

2. [Religião] [Religião] Lugar reservado do templo de Jerusalém onde se encontrava a Arca da Aliança.

3. [Religião] [Religião] Local sagrado ou destinado a guardar objectos sagrados.

4. [Religião católica] [Religião católica] Armário para guardar as hóstias consagradas. = SACRÁRIO

5. Local para habitação. = LAR, MORADIA, RESIDÊNCIA

6. [Ourivesaria] [Ourivesaria] Mesa em que o ourives trabalha e tem os seus utensílios. = TABULÃO

7. [Informal, Figurado] [Informal, Figurado] Gabinete de trabalho e onde só se recebem pessoas íntimas.

etimologiaOrigem etimológica: latim tabernaculum, -i.
tabernáculotabernáculo

Auxiliares de tradução

Traduzir "tabernáculo" para: Espanhol Francês Inglês

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Apesar de ter lido as várias respostas sobre o assunto, ainda me restam duas dúvidas quanto ao hífen: carbo-hidrato ou carboidrato? Uma vez que contra-ataque tem hífen, o correto é escrever contra-indicação em vez de contraindicação?
A aposição prefixal de elementos de composição de palavras começadas por h suscita geralmente dúvidas, devido ao facto de as regras para a manutenção ou elisão do h não serem coerentes nem inequívocas.

Se com alguns elementos de formação o h se mantém (sempre antecedido de hífen, como em anti-higiénico, co-herdeiro ou sobre-humano), com outros, como é o caso de carbo-, a remoção do h é permitida. Sendo assim, e seguindo os critérios da tradição lexicográfica, deverá grafar-se carboidrato e não carbo-hidrato.

Segundo o Acordo Ortográfico de 1945, o elemento de composição contra- apenas se hifeniza quando precede elemento começado por vogal, h, r ou s (ex.: contra-argumento, contra-indicação, contra-harmónico, contra-reforma, contra-senha).

Com a aplicação do novo Acordo Ortográfico de 1990 (ver base II e base XVI), o elemento de composição contra- apenas se hifeniza quando precede elemento começado por h ou por a, a mesma vogal em que termina (ex.: contra-harmónico, contra-argumento), aglutinando-se nos restantes casos, havendo duplicação da consoante quando o elemento seguinte começa por r ou s (ex.: contraindicação, contrarreforma, contrassenha).




Gostaria de saber se existe registo da palavra "esmandrigado" com o significado de mal arranjado, mal pronto, e como é a real grafia da palavra. Usei-a muito na minha infância na cidade do Porto e ainda a uso. Será uso indevido??
A forma esmandrigado não foi por nós encontrada em nenhum dos dicionários ou vocabulários à nossa disposição. Durante essa pesquisa encontrámos contudo uma forma aproximada, esmadrigado (particípio passado de esmadrigar), que significa “tresmalhado”. Como curiosidade, refira-se que o Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora, regista na etimologia de esmadrigar o seguinte texto: “(Por esmandrigar, de es- + lat. mandra-, «rebanho» + -igar?)”. Esta etimologia pressuporia uma forma variante com -n-, esmandrigar, que, no entanto, não se encontra dicionarizada. A consulta de outros dicionários de língua revela que tal etimologia não é consensual: o Dicionário Houaiss, por exemplo, indica no verbete esmadrigar que a sua origem é provavelmente latina, derivando de uma forma hipotética *exmatricare, esta de matrix,-icis “matriz”.